Banca de QUALIFICAÇÃO: NYCARLA DE ARAÚJO BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NYCARLA DE ARAÚJO BEZERRA
DATA : 15/02/2022
LOCAL: GSUITE

O SIGNIFICADO DO CUIDADO NO LUTO PERINATAL VIVIDO PELOS PAIS

Morte Fetal. Pesar. Luto Materno. Cuidados de Enfermagem Obstétrica. Prática Profissional

O objetivo deste estudo é compreender o significado do cuidado no luto perinatal vivido pelos pais à luz da fenomenologia heideggeriana. Trata-se de um estudo fenomenológico com abordagem qualitativa. Foi realizada uma revisão integrativa de literatura sobre os conhecimentos científicos produzidos pela enfermagem no processo de luto dos pais que vivenciam o óbito fetal.  A pesquisa iniciará após a aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os participantes deste estudo serão as mães e pais acolhidos no Hospital Jesus Nazareno -HRJN em Caruaru-PE, cujas mães internas receberam o diagnóstico de óbito fetal. A coleta de dados será realizada pela técnica de entrevista aberta com duas questões subjetivas sobre o fenômeno pesquisado, no sentido de conduzir o processo de investigação pelo método fenomenológico de Martin Heidegger. Os participantes serão abordados em dois momentos: antes do recebimento da alta hospitalar pela perda fetal, para explicar os objetivos da pesquisa, e após o aceite será combinado o local e horário mais confortáveis. A entrevista poderá ocorrer no formato presencial em ambiente intra-hospitalar ou por via chamada de vídeo utilizando o Google Meet como plataforma. O casal irá escolher qual melhor formato.  Para captar a plenitude expressa pelos sujeitos em suas linguagens, será adotada a análise individual para os discursos a partir dos depoimentos que serão gravadas e, posteriormente, transcritos na íntegra, permitindo a maior fidedignidade dos dados e reduzindo as perdas. Acredita-se através desse estudo compreender o significado do cuidado no luto perinatal vivido pelos pais utilizando a fenomenologia heideggeriana. Outra contribuição será para a formação acadêmica em enfermagem com enfoque na educação em saúde, assim como para outros profissionais de saúde que estão diante das situações de perda fetal para subsidiar elementos que fortaleça e qualifique a assistência e rede de apoio eficaz nesse momento de luto perinatal. Consequentemente, favorecer a produção de conhecimento científico da literatura brasileira com relação à referida temática.

Externa à Instituição - GIGLIOLA MARCOS BERNARDO DE LIMA - UFCG
Externa à Instituição - FATIMA MARIA DA SILVA ABRÃO - UPE
Interna - 3226923 - SHEYLA COSTA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 10/02/2022 10:50