Banca de QUALIFICAÇÃO: THAINARA TORRES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAINARA TORRES DE OLIVEIRA
DATA : 11/02/2022
LOCAL: GSUITE
TÍTULO:

CARTILHA EDUCACIONAL PARA A PREVENÇÃO COMBINADA DE MULHERES TRANS COM HIV


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Mulheres trans; Prevenção Combinada; HIV.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

A prevenção combinada caracteriza-se por diferentes abordagens de prevenção (biomédica, comportamental e estrutural) com objetivo de atender às necessidades específicas populacionais sobre o vírus da imunodeficiência humana (HIV), no caso em estudo, das mulheres trans, cuja identidade de gênero diverge à atribuição de sexo ao nascimento e que lhes causam restrições frente às possibilidades de vida vinculadas às diversidades de expressões de gênero, inclusive, no cuidado em saúde. Assim, esse estudo tem como objetivo construir uma cartilha educacional para a prevenção combinada de mulheres trans com HIV e validá-la quanto ao conteúdo e a aparência. Trata-se de um estudo metodológico, embasado por uma revisão integrativa da literatura, a ser realizado pelas seguintes etapas: a) primeira etapa: estudo descritivo e qualitativo visando analisar o conhecimento das mulheres trans com HIV sobre HIV e adesão à terapia antirretroviral; b) a segunda etapa: construção da cartilha educacional, e a c) terceira etapa: validação da cartilha educacional quanto ao conteúdo pelos juízes experts selecionados de acordo com os critérios de Jasper; e, validação de aparência pelas participantes do estudo. Realizar- se-á o estudo após a aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. Entrevistas individuais com roteiro semiestruturado serão realizadas com as mulheres trans no Serviço de Assistência Especializada em HIV do Hospital Correia Picanço, em Recife-PE, Nordeste do Brasil. Após a análise dos dados empíricos submetidos à análise lexicográfica clássica por meio do Método Reinert de classificação de segmentos de texto pelo software gratuito IRAMUTEQ, a cartilha educacional será construída seguindo as recomendações para a concepção e eficácia de materiais educativos, respaldadas nas características: conteúdo, linguagem, organização, layout e ilustração; em seguida, será submetida ao processo de validação de conteúdo pelos juízes expertises, e, validada quanto a aparência pelas mulheres trans com HIV. Os dados da validação de conteúdo serão analisados no software IBM® SPSS® Statistics, versão 20.0, com apreciação da frequência absoluta, média, desvio padrão, teste binomial e Índice de Validade de Conteúdo na validação de conteúdo, e da frequência absoluta e nível de concordância na avaliação de aparência. As sugestões dos juízes serão analisadas e os ajustes considerados pertinentes serão acatados, concorrendo para a reformulação da versão inicial da cartilha educacional. Na validação de conteúdo a concordância será satisfatória se atingir o nível de concordância mínima de 90%. Espera-se que a disponibilização da cartilha educacional possa favorecer melhorias na assistência às mulheres trans com HIV ao facilitar a compreensão acerca das condutas de autocuidado para a prevenção de novos eventos adversos provocados pelo HIV em função da não adesão a prevenção combinada. Ademais, pode possibilitar a realização de futuros estudos que comparem a efetividade de recursos educacionais no conhecimento delas e na prevenção de novos casos de HIV.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELIZABETH CORDEIRO FERNANDES - UFPE
Interna - 1110261 - ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO
Interna - 2161517 - VANIA PINHEIRO RAMOS
Notícia cadastrada em: 10/02/2022 10:30
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