Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLE PESSOA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELLE PESSOA DA SILVA
DATA : 17/02/2022
LOCAL: GSUITE

Validação do diagnóstico de enfermagem risco de pressão arterial instável em mulheres privadas de liberdade a partir de uma teoria de médio alcance

Estudos de validação. Diagnóstico de enfermagem. Fatores de risco. Pressão arterial. Mulheres em privação de liberdade. Educação em saúde. Escolares.

O objetivo desta pesquisa é validar o Diagnóstico de Enfermagem Risco de pressão arterial instável em mulheres privadas de liberdade a partir de uma teoria de médio alcance. Para tanto, será realizado um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: 1) validade teórico-causal (construção da Teoria de Médio Alcance), 2) validação de conteúdo por juízes e 3) validação clínica. Na primeira etapa será construída a Teoria de Médio Alcance do Diagnóstico de Enfermagem Risco de pressão arterial instável com a finalidade de estabelecer a estrutura diagnóstica (definição, fatores de risco, condições associadas e populações em risco), bem como as relações entre os seus componentes e definições conceituais e operacionais. Na segunda etapa da pesquisa, a estrutura diagnóstica construída será submetida à análise de conteúdo por juízes. E na terceira e última fase, a estrutura já validada quanto ao conteúdo será avaliada no público-alvo de mulheres privadas de liberdade por meio de estudo caso-controle que será realizado na Escola Estadual Olga Benário, que funciona dentro da Colônia Penal Feminina do Recife. Estima-se uma amostra de 122 mulheres, sendo 66 alocadas no grupo caso e 66 no grupo controle. O grupo caso será composto por mulheres que apresentarem instabilidade da pressão arterial e o grupo controle pelas que possuem uma pressão arterial estável. Espera-se com esta pesquisa atualizar a taxonomia da NANDA-I e incrementar os componentes do diagnóstico em questão para garantir maior acurácia na identificação do Diagnóstico de Enfermagem Risco de pressão arterial instável na prática assistencial dos enfermeiros que atuam em unidades prisionais femininas. Além disso, almeja-se identificar fatores de risco que levam à instabilidade da pressão arterial nas mulheres privadas de liberdade, os quais poderão embasar os enfermeiros na formulação de ações de educação em saúde com vistas à prevenção desses.

Externa à Instituição - EUGÊNIA VELLUDO VEIGA
Externo à Instituição - CAMILA TAKAO LOPES
Interna - 1657188 - JAQUELINE GALDINO ALBUQUERQUE PERRELLI
Externo à Instituição - MARCOS VENICIOS DE OLIVEIRA LOPES - UFC