Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLLINE CAVALCANTI SANTANA DE MELO TAVARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLLINE CAVALCANTI SANTANA DE MELO TAVARES
DATA : 07/02/2022
LOCAL: GSUITE

VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM PROCESSO DE PROCRIAÇÃO INEFICAZ EM ADOLESCENTES

Diagnóstico de Enfermagem. Educação em Saúde. Enfermagem. Estudo de validação. Gestação na Adolescência.

Na assistência direcionada a adolescentes no ciclo gravídico-puerperal, ações educativas podem ser planejadas e operacionalizadas por meio do Processo de Enfermagem. O diagnóstico de enfermagem (DE), como uma de suas etapas fundamentais, possibilita ao enfermeiro identificar necessidades de cuidado e atentar para possíveis consequências sobre a mãe e o concepto, de modo a favorecer o bem-estar do binômio e mitigar desfechos desfavoráveis. O objetivo, desta pesquisa, é validar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem Processo de procriação ineficaz em adolescentes. Trata-se de um estudo metodológico de validação de diagnóstico de enfermagem, a ser desenvolvido em duas etapas: análise de conceito e validação de conteúdo por juízes. Para a análise de conceito, será adotado o referencial de Walker e Avant, em oito etapas: escolha do conceito; determinação do objetivo da análise; identificação dos usos do conceito; determinação dos atributos definidores; identificação do caso modelo; identificação do caso adicional; identificação dos antecedentes e dos consequentes e determinação dos referenciais empíricos. Uma revisão integrativa de literatura será desenvolvida para subsidiar esta análise. A segunda etapa da pesquisa, a validação de conteúdo, permitirá verificar, com a colaboração de 48 juízes, a relevância dos elementos do diagnóstico de enfermagem, em estudo. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) será calculado com base no modelo da diversidade preditiva, em que a avaliação dos juízes é ponderada por seu nível de expertise. Para cada mediana ponderada, serão adotados intervalos de confiança de 95%, sendo utilizado o Teste de Wilcoxon, com o valor de referência, para a hipótese nula, um IVC acima ou igual a 0,90. Espera-se, com os resultados deste estudo, contribuir com o nível de evidência do DE Processo de procriação ineficaz, promover o refinamento do seu conteúdo e aprimorar a práxis do profissional enfermeiro, em especial, quando dirigida a gestantes e puérperas adolescentes.

Interna - 1131512 - CLEIDE MARIA PONTES
Externo à Instituição - MARCOS VENICIOS DE OLIVEIRA LOPES - UFC
Interna - 3226923 - SHEYLA COSTA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 31/01/2022 10:38