VÍDEO EDUCACIONAL PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO COM A FÍSTULA ARTERIOVENOSA: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
Fístula Arteriovenosa, Insuficiência Renal Crônica, Educação em Saúde, autocuidado.
A Fístula Arteriovenosa é o acesso mais adequado para o tratamento em hemodiálise por permitir uma abordagem segura e contínua do sistema vascular, além de possuir maior durabilidade. Contudo, algumas complicações são frequentes durante a sua construção e uso, sendo importante a implementação de ações de autocuidado pelos pacientes renais crônicos. Na tentativa de favorecer a prática dessas ações, o enfermeiro deve organizar treinamentos regulares direcionados aos pacientes com o uso de tecnologias educacionais a exemplo dos meios audiovisuais, as quais são intervenções simples, de baixo custo e fácil implementação e estão associadas a melhoras do nível de conhecimento. A utilização de um vídeo educacional como estratégia educativa pode promover o autocuidado de pacientes renais com a fístula. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é avaliar o efeito de um vídeo educacional no conhecimento, atitude e prática de autocuidado nos pacientes submetidos à hemodiálise por fístula arteriovenosa. Trata-se de um estudo desenvolvido em duas etapas: 1) Construção e validação de um inquérito para medir o conhecimento, atitude e prática do paciente renal acerca do autocuidado com a fístula arteriovenosa e 2) Avaliação do efeito de um vídeo educacional na promoção desse autocuidado. A construção do inquérito seguiu as etapas dos polos teóricos, empíricos e analíticos descritos por Pasquali (2010). A construção do instrumento foi pautada nos resultados de uma revisão bibliográfica, busca por livros textos e de uma revisão integrativa da literatura e foi validado o conteúdo e semântica por enfermeiros especialistas em nefrologia e representantes do público alvo (pacientes renais), respectivamente. A validação de construto ocorreu no polo analítico com a aplicação do instrumento a 220 pacientes renais em hemodiálise. A validade do instrumento foi verificada pela aplicação da análise fatorial exploratória e confirmatória das três dimensões (conhecimento, atitude e prática) e a confiabilidade, pelo cáculo do ômega de McDonald. Já a avaliação do efeito de um vídeo educacional, foi realizada através de um ensaio clínico randomizado. Participaram desta fase 55 pacientes renais em hemodiálise, dispostos nos grupos controle (27pacientes) e intervenção (28 pacientes). Os critérios de inclusão foram: idade superior a 18 anos e possuir fístula para tratamento de hemodiálise por pelo menos seis meses. Foram excluídos os pacientes que apresentaram desordem mental ou cognitiva que impossibilitasse a aplicação do instrumento de coleta de dados, escore de conhecimento superior a 76 no pré-teste ou diagnóstico de hipoacusia total. A coleta de dados ocorreu em três etapas: 1) contato inicial; 2) aplicação da intervenção; 3) avaliação dos desfechos. Para a análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva e inferencial. A normalidade das médias das frequências foi avaliada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. Para verificação da homogeneidade na linha de base e verificação da diferença so conhecimento, atitude e prática de autocuidado com a fístula entre os grupos no sétimo e décimo quarto dia, foi utilizado o teste t de Student quando as variáveis eram normais, o teste de Mann-Whitney quando não houve normalidade. Os testes T de Student pareaso e de Wilcoxon foram utilizados para verificação da diferença entre os escores de conhecimento, atitude e prática de autocuidado com a fístula na linha de base, sétimo e décimo quarto dia em cada grupo. Para todas as conclusões, foram consideradas o nível de significância de 5%. O estudo foi realizado em concordância com a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e a coleta de dados somente será iniciada após aprovação do projeto de pesquisa pelo CEP e mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes do estudo. A pesquisa teve o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, por meio da Chamada MCTIC/CNPq No 28/2018 - Universal/Faixa A - Até R$ 30.000,00. A versão final da escala apresentou 19 itens relacionados ao conhecimento, 4 da prática e 8 relativos à prática de autocuidado com a fístula. O ômega de McDonald foi de 0,896, 0,843 e 0,702, respectivamente. Em relação ao ensaio clínico randomizado, não houve diferença estatísticas entre o conhecimento, atitude e prática de autocuidado com a fístula dos participantes do grupo controle e intervenção na linha de base. Evidenciou-se diferença estatística entre a prática dos grupos avaliada no sétimo dia e entre o conhecimento e atitude medido na linha de base, sétimo e décimo quarto dia do grupo intervenção. Logo, o vídeo educacional contribuiu para o aumento do conhecimento, atitude e prática do autocuidado de pacientes renais com a fístula arteriovenosa.