CARTILHA EDUCACIONAL PARA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL DE CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS À LUZ DA TEORIA DE CALLISTA ROY
Nutrição do Lactente; Tecnologia Educacional; Enfermagem Pediátrica; Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Teoria de Enfermagem.
A alimentação e o estado nutricional interferem na saúde e qualidade de vida de crianças, mas se observam práticas alimentares impróprias para os primeiros anos de vida. Neste contexto, o enfermeiro é um importante aliado no desenvolvimento de ações de educação em saúde, utilizando como recurso, as tecnologias educacionais, que promovem a sensibilização do público-alvo e oportunizam a mudança de hábitos de vida. À vista disso, este estudo teve como objetivo descrever o processo de construção de uma cartilha educacional para promoção da alimentação complementar saudável de crianças menores de 2 anos à luz da Teoria do Modelo de Adaptação de Callista Roy. Trata-se de um estudo metodológico e qualitativo, desenvolvido em três etapas: 1) Levantamento da literatura; 2) Exploração da realidade; e 3) Construção da tecnologia educacional. Os dados da exploração da realidade por meio da técnica de coleta de dados de grupo focal, foram transcritos e a confiabilidade/validade do material ocorreu a partir da leitura dos relatos, por parte dos sujeitos. As transcrições foram analisadas em consonância com a Técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Categorial, gerando três categorias temáticas, a saber: 1) Adaptação e transição do aleitamento materno/artificial para a alimentação complementar; 2) Integração entre os estímulos e as respostas no contexto da alimentação complementar infantil; e 3) Respostas comportamentais e reflexões acerca das tecnologias educacionais. A cartilha educacional foi construída à luz da Teoria do Modelo de Adaptação de Callista Roy e seguiram-se as recomendações para a elaboração de material educativo impresso para pacientes que contemplou a linguagem, ilustrações, layout e design, além de ser considerada a sensibilidade cultural para que estivesse de acordo com o público-alvo. A cartilha é composta por nove sessões que integra desde os princípios para a alimentação complementar saudável até orientações comportamentais que podem ser adotadas durante as refeições, bem como modelos de cardápio para cada faixa etária e levando-se em consideração as particularidades dos aspectos nutricionais pregressos como o aleitamento materno e/ou artificial. Conclui-se que a cartilha é um recurso a ser utilizada durante as ações de educação em saúde e proporciona avanços tecnológicos e científicos significativos no que se discute a assistência e o cuidado à saúde com o auxílio destes recursos, além de fomentar discussões acerca dos benefícios da alimentação complementar junto ao público-alvo.