EFEITO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA NO CONHECIMENTO DE ESCOLARES SOBRE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR
Enfermagem; Educação em saúde; Reanimação cardiopulmonar; Escolas.
A inclusão do ensino de reanimação cardiopulmonar nas escolas é considerada como a melhor maneira de levar a um número elevado de pessoas o conhecimento para a população em geral. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de uma intervenção educativa no conhecimento de escolares sobre reanimação cardiopulmonar. Trata-se de um estudo quase experimental. Teve como cenário, escolas integrais da rede estadual da Gerência Regional de Educação Sul do Distrito Sanitário IV do Recife, Pernambuco. A amostra foi composta por 110 alunos na faixa etária de 14 a 19 anos. A análise dos dados se deu por meio da comparação entre os escores obtidos e as ações executadas no pré-teste e pós-teste da avaliação teórica e prática. A idade média dos alunos foi 16,3 anos. Na avaliação teórica observou-se que não houve igualdade de desempenhos entre as etapas pré e pós ao nível de 5% de significância. Na avaliação prática verificou-se que houve mudança nas habilidades práticas antes e depois da intervenção educativa ao nível de 5% de significância em todas as ações a ser executada. Acredita-se que esse estudo colaborou com a construção do conhecimento dos escolares sobre parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar. Espera-se que esse estudo possa contribuir na estruturação e implementação do ensino e treinamento de reanimação cardiopulmonar nas escolas, identificando alunos que poderão ser multiplicadores de conhecimento e salvar vidas.