Banca de QUALIFICAÇÃO: KILDERS MITSHEL LUCAS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KILDERS MITSHEL LUCAS DE OLIVEIRA
DATA : 09/08/2021
LOCAL: RECIFE

VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM PROTEÇÃO INEFICAZ EM PACIENTES SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE DE CÉLULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS

Transplante de células tronco hematopoiéticas; Proteção; Diagnóstico de Enfermagem; Estudo de validação; Educação em saúde

A realização de estudos de validação promove o aperfeiçoamento e legitimação de conceitos relacionados ao DE com o objetivo de contribuir para a prática assistencial do enfermeiro e com a execução das etapas do processo de enfermagem (PE). A atuação da equipe de enfermagem é parte fundamental na realização e acompanhamento do Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH). A assistência de enfermagem ao paciente transplantado e suas famílias inclui ações direcionadas à educação em saúde para a resolução de problemas e à realização de terapias complementares para promover o bem-estar e a qualidade de vida destes pacientes. Dentre os diagnósticos traçados pelos enfermeiros para os pacientes submetidos ao TCHT, encontra-se o diagnóstico de enfermagem Proteção ineficaz. É necessário adequar e estabelecer termos que esclareçam e aprofundem o conhecimento do diagnóstico para os pacientes transplantados. O estudo tem por objetivo validar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem Proteção ineficaz em pacientes submetidos ao TCTH. Trata-se um estudo metodológico de validação de diagnóstico de enfermagem realizado em duas etapas: Análise de conceito e Análise de conteúdo por juízes. A análise de conceito seguiu o referencial de Walker e Avant. Para subsidiar a análise, foi realizada uma revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada com os descritores “Protection” e “hematopoietic stem cell transplantation” utilizando o recorte temporal de cinco anos. A amostra foi composta de 16 artigos, sendo possível identificar: três atributos, quinze antecedentes e onze consequentes. Elaborou-se um caso modelo e foram utilizados livros, artigos, diretrizes e manuais para a construção das definições conceituais e operacionais. A análise de conteúdo foi realizada por 48 juízes e efetivada por meio da abordagem da sabedoria coletiva, cuja finalidade foi verificar a relevância dos elementos do diagnóstico de enfermagem em estudo para possibilitar a sua correta identificação e subsidiar o planejamento da assistência de enfermagem. O estudo está em consonância com as recomendações da resolução CNS 466/2012. A coleta de dados com os juízes só foi realizada após parecer favorável do CEP da UFPE (nº parecer: 4.013.353). Em relação a definição do DE, 58,1% dos juízes concordaram que a nova definição originada da análise conceito foi a mais adequada. Dos dez fatores relacionados avaliados, seis foram considerados relevantes e um acrescentado por sugestão do juiz, a saber: Não adesão ao tratamento medicamentoso, Ausência de monitoramento imunológico e virológico, Ausência de Vacinas, Baixo grau de compatibilidade do HLA, Microbiota intestinal deficiente, Dieta inadequada e Cateter venoso central. As três condições associadas (Quimioterapia, Perfil sanguíneo anormal, Doença hematológica) e as duas populações em risco (Indivíduos imunocomprometidos, Pessoas com comorbidades) foram validadas pelos juízes. Dos onze fatores relacionados avaliados, oito foram considerados válidos, a saber: Infecção, Diminuição da qualidade de vida, Aumento no tempo de hospitalização, Aumento na quantidade de medicamentos, Diarreia infecciosa, Mucosite oral, Disfagia e Fadiga.

Interna - 2781358 - CECILIA MARIA FARIAS DE QUEIROZ FRAZAO
Externa à Instituição - KATIUSCIA ARAUJO DE MIRANDA - UPE
Externo à Instituição - MARCOS VENICIOS DE OLIVEIRA LOPES - UFC
Notícia cadastrada em: 30/07/2021 12:16