Banca de QUALIFICAÇÃO: TARCILA LIMA ALCANTARA DE GUSMAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TARCILA LIMA ALCANTARA DE GUSMAO
DATA : 04/08/2021
LOCAL: RECIFE
TÍTULO:

Vídeo educacional sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis direcionado a professores de unidades prisionais femininas


PALAVRAS-CHAVES:

InfecçõesSexualmenteTransmissíveis;Prisões;FormaçãoContinuada;EducaçãoemSaúde;Tecnologia Educacional; RecursosAudiovisuais;Enfermagem.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) representam um agravo à saúdepúblicanoBrasilenomundo.Mundialmente,osníveisdeISTentreapopulaçãoprivadadeliberdade tendem a ser mais elevados quando comparados à população fora dos ambientesprisionais.Compreende-sequeoespaçoescolarrepresentaumlocalestratégicoparaestabelecer o cuidado às mulheres por meio de projetos que informem a respeito da saúdesexual e prevenção das IST e HIV. Assim, fomentar a formação continuada dos professorestorna-se fundamental para o desenvolvimento de atividades técnicas e pedagógicas acercada temática em escolas prisionais femininas. A inserção de uma tecnologia educacional paraformaçãocontinuadadosdocentesnoespaçoprisional poderáfacilitaroprocessodeensinagem, tanto para educadores quanto para educandos. Este estudo objetivou construir evalidar uma tecnologia educacional acerca das IST direcionada a professores de escolasprisionais femininas. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas:seleção do conteúdo da tecnologia educacional; construção da tecnologia educacional; eavaliação da tecnologia educacional. Para fundamentar a etapa de seleção de conteúdo,realizou-se uma Revisão Integrativa que objetivou identificar as IST mais prevalentes napopulação feminina privada de liberdade. A amostra, composta por 7 artigos,evidenciou queasISTdominantesnestapopulaçãosãoclamídia,gonorreia,sífilis,VírusdaImunodeficiência Humana (HIV), tricomoníase, hepatite B e hepatite C. Em seguida, com ointuito de identificar a tecnologia educacional mais adequada para o público-alvo, realizou-se um grupo focal com nove docentes de uma escola localizada em uma unidade prisionalfeminina em Recife-PE, que elegeu o vídeo educacional como a tecnologia a ser construída.Naetapadeconstrução,seguiu-seodesenvolvimentodasfasesdepré-produção,produçãoe pós-produção do vídeo, de acordo com o referencial metodológico de Comparato (2009).O vídeo foi construído no formato White Board por meio da plataforma Vídeo Scribe a partirdoroteiropreviamenteelaborado.Aterceiraetapaconsistiunavalidaçãodovídeoeducacional. A avaliação de conteúdo foi realizada por 22 juízes especialistas e a análisesemântica contou com a participaçãode 10 docentes.O instrumento de avaliaçãofoiconstruído com base no referencial metodológico e avaliou itens das seguintes seções:conceito da ideia, construção dramática, ritmo, personagens, potencial dramático, diálogos,estilovisualepúblicoreferente.OsdadosforamanalisadosnossoftwaresR3.5.2eSPSS 2.0. Realizou-se o cálculo da frequência absoluta, média, desvio padrão, teste binomial eÍndicedeValidadedeConteúdo(ContentValidityIndexCVI). O S CVI/AVEGlobaldovídeofoisatisfatório(0,90). Para adequar os itens e atenderàs recomendações dos juízes, alguns trechos do áudio foram regravados com a substituiçãoe/ouexplicaçãodetermostécnicos,afimdetorná-loscompreensíveis.Osdocentesconsideraram todos os itens adequados na etapa de avaliação semântica. Aversãofinaldovídeo“Papodeprofessor:InfecçõesSexualmenteTransmissíveisnocontextoprisionalfeminino”possuiduraçãode11’55”efoiconsiderado válido quanto ao conteúdo e semântica, caracterizando-se com uma ferramentaeducacionalparaaformaçãocontinuadadeprofessoresacercadasISTnocontextoprisional.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1132274 - ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS
Interna - 2807181 - MARIA WANDERLEYA DE LAVOR CORIOLANO MARINUS
Externo à Instituição - NELSON MIGUEL GALINDO NETO - IFPE
Notícia cadastrada em: 27/07/2021 21:28
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