Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA MARIA LUZ E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA MARIA LUZ E SILVA
DATA : 28/07/2021
LOCAL: RECIFE

CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR: CONHECIMENTO SOBRE AMAMENTAÇÃO E O APOIO À NUTRIZ

aleitamento materno; redes de apoio social; apoio social; criança; enfermagem; educação em saúde.

O conhecimento infantil sobre os aspectos do mundo a sua volta, pode ser explicado sob variadas perspectivas e a forma como a criança o expressa, é efeito da soma de fatores envolvidos na construção desse conhecimento. Ela é o saldo das interações entre família, comunidade, escola, cultura, ambiente e herança biológica, que subsidiam suas escolhas, costumes e hábitos. O aleitamento materno é uma prática baseada na subjetividade das interações relacionais e exemplifica bem, a relevante influência do contexto na sua manutenção ou interrupção. Dessa forma, objetiva-se com esse estudo avaliar os fatores associados ao conhecimento de crianças em idade escolar sobre amamentação e o apoio à nutriz. Para aprofundar o estudo na temática foi realizada revisão integrativa da literatura com o objetivo de analisar o conhecimento infantil sobre aleitamento materno. A busca foi realizada nas bases de dados Lilacs, MEDLINE/PubMed, CINAHL, Scopus, Web of Science e na biblioteca SciELO. A amostra final foi de dez artigos. Os resultados evidenciaram o conhecimento sobre aleitamento materno a partir do que as crianças sabem; da aproximação infantil com o aleitamento materno, no ambiente doméstico e comunitário; dos hábitos intergeracionais prejudiciais; das diferenças e semelhanças nos aspectos de gênero e da educação em saúde para crianças como estratégia efetiva para apoiar o aleitamento materno. A dissertação será um estudo transversal que se desenvolverá nas Unidades Básicas de Saúde, cobertas pela Estratégia Saúde da Família, localizadas no distrito sanitário IV na cidade do Recife-PE. A amostra será composta por crianças, em idade escolar entre 7-11 anos de idade, cadastradas na UBS. A coleta de dados acontecerá no domicílio das crianças, em visita previamente agendada, com o acompanhamento do Agente Comunitário de Saúde. Os dados serão coletados por meio de 2 instrumentos. O primeiro com dados sociodemográficos e biológicos da criança, a serem respondidos pelos responsáveis. E uma segunda parte, aplicada à criança que abordará os fatores que podem estar associados ao conhecimento e apoio à amamentação como experiências pessoais e vicárias, influência da mídia, entre outros. O segundo instrumento, já validado, visa mensurar o conhecimento de escolares sobre aleitamento materno. Será realizada análise descritiva para caracterização da amostra. Para avaliar os fatores associados ao conhecimento da criança acerca do aleitamento materno será realizada a Regressão de Poisson com variância robusta. O projeto será encaminhado ao Comitê de Ética em pesquisa da UFPE. Os resultados do estudo poderão contribuir com o planejamento de ações educativas pelo enfermeiro, pautadas nos fatores associados ao conhecimento infantil sobre o aleitamento materno, voltadas às crianças e famílias.

Externa ao Programa - 3321267 - ALOISIA PIMENTEL BARROS
Externa à Instituição - FERNANDA DEMUTTI PIMPAO MARTINS - FURG
Interna - 2161517 - VANIA PINHEIRO RAMOS
Notícia cadastrada em: 21/07/2021 09:23