Banca de QUALIFICAÇÃO: BELARMINO SANTOS DE SOUSA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BELARMINO SANTOS DE SOUSA JUNIOR
DATA : 30/07/2021
LOCAL: RECIFE

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA DE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

Prevenção; Lesão por Pressão; Ambiente virtual de aprendizagem; EaD

Entre os riscos atrelados ao ambiente hospitalar, destaca-se a Lesão por Pressão (LP), como um dos principais problemas de pele que geralmente acometem pacientes críticos durante internações hospitalares. A LP, definida como um dano localizado na pele e tecidos subjacentes causado por pressão, cisalhamento, fricção e/ou combinações destes, é um problema de saúde pública que impacta a pessoa doente, a família e a coletividade. Seu desenvolvimento quando o tecido mole é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície rígida durante um período prolongado provocando morte celular. A identificação dos fatores individuais de risco é útil para direcionar a sistematização do cuidado e a terapêutica. A implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é de extrema relevância para a prevenção de LP, oferecendo ao paciente aquilo que é a essência da profissão, ou seja, cuidar do outro quando este não consegue fazê-lo ou precisa de auxílio, com orientação ou supervisão. A SAE possibilita uma constante reflexão sobre a escolha das intervenções visando à prevenção de LP, fazendo com que o enfermeiro desenvolva a sua capacidade para tomar as melhores decisões com crescente autonomia e cientificidade. No entanto, tem-se observado que muitos profissionais de enfermagem possuem deficiência tanto no conhecimento quanto nas competências relacionadas a habilidades e atitudes voltadas a prevenção da LP. Por outro lado, cursos sobre esse tema frequentemente não apresentam estratégias construtivistas que estimulem o aluno a refletir sobre seu processo de aprendizagem ou não são de fácil acesso ou a disponibilidade para a sua frequência nem sempre é possível pela distância, falta de tempo, bem como pelos altos custos, normalmente envolvidos. Dessa forma, os serviços de saúde devem lançar mão de todos os recursos disponíveis para garantir a atualização dos trabalhadores, neste caso especificamente os da enfermagem. Para promover o desenvolvimento do processo de trabalho, é preciso criar estratégias de educação que encorajem a participação desses trabalhadores e, assim, possibilitem a capacitação profissional. Neste contexto, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) vêm proporcionando significativos impactos no paradigma educacional tradicional, trazendo mudanças na forma de ensinar e aprender, provocando distintos modos de produção de conhecimento e de relacionamento entre professor e aluno. Uma das formas em que a tecnologia incentiva, apoia e estimula o aprendizado é através do ensino a distância (EaD). Está modalidade estar acessível e o enfermeiro deve aproveitar e utilizar as tecnologias da internet fundamentadas em teorias pedagógicas e metodológicas para propiciar um conjunto de soluções que objetivem servir de suporte para que a aprendizagem ocorra. É aí que entra a proposta da referida pesquisa:um curso para prevenção de lesão por pressão (CPLP), para disseminar o conhecimento e a geração de competências relacionadas ao pensamento crítico reflexivo e atitudinal para acadêmicos e profissionais de enfermagem. A proposta de um curso a distância alicerçada em teorias pedagógicas e metodológicas se insere na concepção contemporânea da sociedade da cibercultura e do ciberespaço, definida como um espaço de interação humana, de instauração de uma rede de memórias informatizadas, a partir da qual a esfera da comunicação e da informação se transformam numa esfera informatizada. Oportunizará um maior número de profissionais e estudantes a se capacitarem com o objetivo de minimizar as LPs que é um problema de saúde pública na contemporaneidade apesar de toda a evolução tecnológica. Acredita-se que esta investigação fornecerá subsídios para que trabalhadores, pesquisadores e gestores na área da Enfermagem reflitam sobre a temática apresentada e direcionem ações no sentido de qualificar os recursos humano desde os acadêmicos em sua formação e profissionais dos serviços através da educação permanente de assistência e docência, de forma que este seja um espaço dialógico a caminho da transformação das atitudes diante das LPs. Para alcançar esses objetivos é necessário à validação do curso em relação ao conteúdo, a atratividade e a aparência, para que o mesmo possa ser disponibilizado para ser implantado no ambiente virtual de aprendizagem do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde (AVASUS) como um subsídio para a disseminação e efetivação no tocante a prevenção das lesões por pressão.

Externo à Instituição - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA - UFRN
Externa à Instituição - ANA LUÍSA BRANDÃO DE CARVALHO LIRA - UFRN
Interna - 1110261 - ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO
Interna - 1131248 - TELMA MARQUES DA SILVA