Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA INACIO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYARA INACIO DE OLIVEIRA
DATA : 23/07/2021
LOCAL: RECIFE

Efetividade de História em Quadrinho no conhecimento de adolescentes escolares sobre saúde sexual e reprodutiva

Educação em saúde. Saúde Sexual. Histórias em quadrinhos. Adolescente.

A adolescência é uma fase que favorece o indivíduo adentrar no universo de novas descobertas, entres essas, a sexualidade. Desse modo, os jovens precisam ser orientados, sobre os riscos como infecções sexualmente transmissíveis, gravidez não planejada, entre outros. Para evitar tais riscos, o uso de tecnologias educacionais tem sido imprescindível na informação, dentre elas, as histórias em quadrinhos. Tais recursos auxiliam não só no ensino aprendizagem, mas também funcionam como meio de informação em massa, além de ser um importante elo entro o profissional e o adolescente na luta contra a desinformação. O objetivo do trabalho é: avaliar o efeito de história em quadrinho sobre saúde sexual e reprodutiva no conhecimento de adolescentes escolares. A hipótese nula é: os escores acerca do conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes escolares que participarem da leitura do Gibi (Grupo Intervenção), serão iguais aos escores dos adolescentes escolares que não participarem da leitura do Gibi (Grupo Controle) e a hipótese alternativa: os escores acerca do conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes escolares que participarem da leitura do Gibi (Grupo Intervenção), serão mais elevadas aos escores dos adolescentes escolares que não participarem leitura do Gibi (Grupo Controle). Para embasar tal pesquisa foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de analisar as evidências na literatura sobre a influência das histórias em quadrinhos acerca da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Tal estudo buscou responder o questionamento: Quais as influências da tecnologia educacional do tipo história em quadrinho na saúde sexual e reprodutiva de adolescentes? A pesquisa foi norteada pelos seguintes descritores e suas traduções para a língua inglesa e espanhola: “Histórias em Quadrinhos”; “Saúde Sexual”; “Educação em Saúde” e “Adolescentes”. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: Scopus, PubMedline, Web of Science, Lilacs e Embase. A busca resultou em 159 artigos que foram triados pelo título, seguido do resumo e texto completo. O delineamento do estudo compreende num ensaio clínico randomizado no qual haverá um grupo controle que receberá o material já utilizado na escola e um grupo intervenção que receberá além do material proposto na escola, o gibi. Será realizado um pré-teste e após a intervenção haverá os pós teste com 30 e 60 dias. Isso para avaliar se os escores de conhecimento dos alunos que obtiveram a tecnologia será maior que os participantes que não receberam a tecnologia. O estudo observará os preceitos da Resolução 466/12 que trata das diretrizes éticas de pesquisa envolvendo seres humanos. A pesquisa poderá representar um importante benefício social, os resultados favorecerão subsídios para a implantação de estratégias educacionais voltadas à promoção da saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes escolares.

Externo à Instituição - ANA KARINA BEZERRA PINHEIRO - UFC
Interna - 1131512 - CLEIDE MARIA PONTES
Externo à Instituição - NELSON MIGUEL GALINDO NETO - IFPE
Interna - 3226923 - SHEYLA COSTA DE OLIVEIRA