Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA FERNANDES DA SILVA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA FERNANDES DA SILVA CARVALHO
DATA : 28/06/2021
LOCAL: RECIFE
TÍTULO:

Efeito de tecnologia educacional no conhecimento de enfermeiros obstetras sobre a prevenção de transtorno de estresse pós-traumático em puérperas com deficiência física: ensaio clínico randomizado.


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem. Educação em Saúde. Tecnologia Educacional. Pessoas com deficiência. Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos. Período Pós-Parto.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

As mães com deficiência física podem ser vulneráveis a fatores estressores no trabalho de parto, parto e puerpério que possibilitam o surgimento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) no pós-parto. Tecnologias educacionais podem auxiliar enfermeiros obstetras quanto à assistência dessas mulheres com vistas à redução desses fatores. O objetivo dessa pesquisa é avaliar o efeito de uma tecnologia educacional no conhecimento de enfermeiros obstetras sobre a prevenção de TEPT no pós-parto em mulheres com deficiência física. Trata-se de Estudo Clínico Randomizado mono cego de dois braços em maternidades públicas de Recife-PE. Para a intervenção será desenvolvida e validada uma tecnologia educacional como também a construção e validação de instrumento de avaliação do conhecimento de enfermeiros obstetras sobre estressores traumáticos em parturientes com deficiência física. A tecnologia educacional será escolhida por enquete com enfermeiros obstetras, pela técnica bola de neve. Seguir-se-á as metodologias específicas para desenvolvimento da tecnologia e do instrumento. Os conteúdos serão baseados na revisão de literatura, na Teoria de Rede Social, nos resultados da metassíntese, da enquete com enfermeiros obstetras, e da oficina com mulheres com deficiência física. A construção da metassíntese sobre a assistência de enfermagem à mulher com TEPT no pós-parto foi guiada pelo referencial da metaetnografia e evidenciou a teoria do vínculo entre o enfermeiro obstetra e a mulher, associada à comunicação aberta e a confiança mútua, como fatores preventivos do TEPT puerperal. As participantes da oficina serão selecionadas no e-SUS Atenção Primária, elegendo mulheres com alguma deficiência física, maiores de 18 anos, que experienciaram o trabalho de parto e parto em maternidades de Recife-PE, nos últimos 5 anos. A validação de conteúdo da tecnologia educacional e do instrumento de coleta de dados, além da avaliação de aparência desta tecnologia, serão alicerçados pelo referencial de Pasquali por meio de avaliação de juízes especialistas selecionados pelos critérios de Jasper. Em ambas as etapas, o nível de concordância será mensurado pelo Índice de Validade do Conteúdo. O estudo clínico iniciará pela randomização por conglomerados e alocação aleatória das maternidades e seus enfermeiros, especialistas em obstetrícia ou correlato e com vínculo empregatício, entre grupo de intervenção e grupo controle. Os dois grupos se submeterão a avaliação pré-teste e, em seguida, apenas o grupo de intervenção receberá a tecnologia educacional. No sétimo dia e após um período de trinta dias, da intervenção, o pós-teste será aplicado à ambos os grupos. Construir-se-á banco de dados no EPI INFOTM e análise estatística pelo IBM SPSS®. As variáveis sociodemográficas e de conhecimento serão descritas pela frequência absoluta, relativa, média, mediana, valores mínimos e máximos e desvio padrão. A homogeneidade entre os participantes dos dois grupos será calculada pelo teste Qui-quadrado ou Exato de Fisher. O teste de Kolmogorov-Smirnov calculará a análise de normalidade das variáveis contínuas. Os escores do conhecimento dos dois grupos serão estimados pelo cálculo do máximo, mínimo, média, mediana, desvio-padrão e intervalo interquantil. A distribuição da normalidade dos escores será pelo teste Kolmogorov-Smirnov, a comparação dos grupos será pelo teste t de Student ou o MannWhitney e a comparação intragrupo pelo teste de Wilcoxon. Todas as conclusões adotarão intervalo de confiança de 95% e nível de significância de 5%. Espera-se obter uma tecnologia educacional que dê respaldo científico para os enfermeiros obstetras na prevenção de TEPT em mulher com deficiência física. O estudo cumprirá os preceitos éticos do Conselho Nacional de Saúde no 466/2012 e o Ofício no 2/2021 do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA - UFRN
Externo à Instituição - WILSON JORGE CORREIA PINTO DE ABREU - UNIPORTO
Interna - 3226923 - SHEYLA COSTA DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 3315067 - TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 17/06/2021 17:53
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