Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA CAMELO DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVIA CAMELO DE ALBUQUERQUE
DATA : 30/06/2021
LOCAL: RECIFE

Fatores associados ao consumo de ansiolíticos entre estudantes de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES)

Ansiolíticos; Estudantes; Educação superior; Enfermagem; Educação em Saúde.

O consumo de ansiolíticos é um grave problema de saúde pública, pelo aumento da prevalência que tem sido registrado na população jovem e os diversos prejuízos associados, o que desperta a necessidade da compreensão dos seus aspectos, das ações de prevenção ao uso e de educação em saúde no ambiente acadêmico. Objetivo: Analisar o padrão de uso de ansiolíticos prescritos e sem prescrição e os fatores associados entre jovens estudantes matriculados em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) localizada em Recife-PE. Método: Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa. A população será composta por estudantes, maiores de 18 anos, regularmente matriculados no curso superior, que serão convidados a participar da pesquisa, com assinatura prévia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Será utilizado um instrumento para caracterização sociodemográfica, com informações acadêmicas, avaliação de saúde mental, consumo e conseqüências associadas ao uso de ansiolíticos.  A análise dos dados ocorrerá por meio da estatística descritiva, através de testes de associação (Qui-quadrado de Pearson ou teste de Fisher) e regressão logística. Resultados esperados: Fornecer evidências descritivas sobre o uso de ansiolíticos entre jovens estudantes e avaliar seus fatores associados; ampliar o conhecimento sobre o consumo desses psicofármacos e a intersecção desse evento com a saúde mental e problemas de saúde, social, legal ou financeiro para a compreensão dos aspectos relacionados a esse fenômeno.

Externa ao Programa - 3356808 - KARLA ALEXSANDRA DE ALBUQUERQUE
Externa à Instituição - POLLYANNA FAUSTA PIMENTEL DE MEDEIROS
Interna - 1963086 - TATIANE GOMES GUEDES
Notícia cadastrada em: 16/06/2021 16:09