VALIDAÇÃO DO ÁLBUM SERIADO SOBRE SÍFILIS CONSTRUÍDO COM O PROTAGONISMO DAS GESTANTES
Educação em Saúde, Sífilis, Gestantes.
Objetivo: Identificar evidências científicas disponíveis na literatura acerca de intervenções educativas sobre sífilis para as gestantes. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, sendo realizada através da busca de artigos nas bases de dados MEDLINE/PUBMED, CINAHL, LILACS, BDENF, SCOPUS, Web of Science, IBECS, e nas seguintes bibliotecas: Biblioteca COCHRANE e SciELO. Resultados: Com a aplicação dos critérios de inclusão foram obtidos 355 estudos. Após leitura dos títulos, dos resumos, eliminação dos duplicados e leitura na íntegra, para identificar quais deles respondem à pergunta de pesquisa, a amostra foi composta por apenas quatro estudos. Das ações educativas tratadas nos estudos, duas eram dirigidas às gestantes e as outras duas às gestantes e seus parceiros. Em relação à estratégia de abordagem, duas tinham o diálogo como método para a educação em saúde, uma fazia uso de mensagens de texto e outra analisava os materiais educativos utilizados para transmitir informação. Conclusão: As ações educativas são importantes e contribuem para a prevenção e controle da sífilis em gestantes. Porém, há uma carência de trabalhos sobre tecnologias educativas sobre sífilis voltadas para gestantes, sendo de suma importância a realização de novos estudos.