Banca de DEFESA: JOSE WELLINTON DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE WELLINTON DA SILVA
DATA : 30/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

Atividade gastroprotetora e anti-inflamatória intestinal dos frutos de Myrciaria floribunda (H.West ex Willd.) O.Berg (Myrtaceae)


PALAVRAS-CHAVES:

Cambuí; Prospecção fitoquímica; Antocianinas; Úlcera gástrica; Doença inflamatória intestinal.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

A doença inflamatória intestinal (DII) é uma condição crônica, remitente e recidivante, que acomete o trato gastrointestinal e apresenta duas formas clínicas principais, a colite ulcerativa e a doença de Crohn. Juntamente com úlcera péptica, estão entre as desordens gastrointestinais mais prevalentes. As terapias para o tratamento dessas patologias nem sempre são eficazes e normalmente estão associadas a efeitos adversos. Deste modo, tem-se buscado tratamentos alternativos com especial ênfase para espécies de plantas com frutos ricos em fitoquímicos. As espécies da família Myrtaceae são caracterizadas por apresentarem frutos ricos em nutrientes, vitaminas, minerais e compostos fenólicos. Dentre elas, Myrciaria floribunda, conhecida como cambuí, é nativa do Brasil e encontrada em todo o território nacional. Seus frutos são consumidos in natura, na forma de doces e licores. Além de servir como alimento, a espécie também é utilizada na medicina popular no tratamento de inflamações e afecções do trato gastrointestinal. Com base no seu uso medicinal, este trabalho objetivou avaliar os efeitos gastroprotetor e anti-inflamatório intestinal dos frutos de cambuí. As cascas dos frutos maduros foram extraídas e no extrato (EFMf) foram identificados ácidos fenólicos, flavonoides e antocianinas. O EFMf apresentou atividade antioxidante in vitro nos modelos de fosfomolibdênio, sequestro dos radicais DPPH e redução do íon férrico. Na atividade gastroprotetora, o EFMf reduziu a área ulcerada por etanol de modo dose-dependente, chegando a 90% de inibição na dose de 100 mg/kg. Nesta dose, o EFMf também reduziu as áreas ulceradas nos modelos de etanol/HCl e anti-inflamatório não esteroide. Na avaliação do possível mecanismo de ação, foi descartada a possibilidade de ação por barreira física. e constatado o envolvimento do óxido nítrico e grupos sulfidrílicos, além da inibição da secreção gástrica. No modelo de úlcera induzida por ácido acético, o EFMf reduziu a área a úlcera em 58% aos 14 dias, melhorou a epitelização, a formação da mucosa gástrica e reduziu o infiltrado inflamatório. Quando avaliado para o tratamento da DII no modelo de colite induzido por DSS, o EFMf reduziu a perda de peso dos animais nas duas doses (50 e 100 mg/kg) e foi capaz de preservar o tamanho do cólon, inibir o surgimento de diarreia e melhorar o índice de atividade da doença (IAD) na maior dose. Nas análises bioquímicas, o EFMf reduziu a atividade da enzima mieloperoxidase e a peroxidação lipídica nas amostras de cólon. Na maior dose, o tratamento com EFMf reduziu o infiltrado inflamatório, o edema e a destruição da estrutura epitelial, com preservação de criptas e células caliciformes. Em conclusão, estes resultados evidenciam o potencial de utilização dos frutos de M. floribunda no tratamento de úlcera gástrica e da inflamação intestinal.



MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1130527 - IVONE ANTONIA DE SOUZA
Externa à Instituição - KÁTIA ALVES RIBEIRO - UFPE
Presidente - 2726820 - RAFAEL MATOS XIMENES
Externo ao Programa - 1301158 - RENE DUARTE MARTINS
Externa à Instituição - ROBERTA JEANE BEZERRA JORGE - UFC
Notícia cadastrada em: 22/06/2022 15:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10