Banca de DEFESA: ANA CAROLINE COSTA XAVIER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CAROLINE COSTA XAVIER
DATA : 04/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: VÍDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

Desenvolvimento de filme com ação antimicrobiana à base de  quitosana incorporado com extrato seco de Anadenanthera colubrina var. cebil (Griseb)  Altschul (Angico)


PALAVRAS-CHAVES:

Angico. Plantas medicinais. Caatinga. Taninos


PÁGINAS: 76
RESUMO:

O uso tradicional das plantas com propósito medicinal está entrelaçado com questões  históricas e culturais dos povos de cada localidade. No Brasil, soma-se a isto o componente da  diversidade que vai além do fator biológico, visto que o país possui proporções continentais e  expressa uma contínua miscigenação que marca toda a sua história. A partir disto, os saberes  populares, assim como o ambiente, acabam passando por modificações e adaptações ao longo  do tempo. O aparato científico busca caminhar juntamente a esses conhecimentos,  aumentando a aplicabilidade destes recursos enquanto promove a segurança na sua utilização,  motivo pelo qual chegam ao mercado medicamentos originados de plantas, sejam  fitoterápicos, seus extratos ou até mesmo sintéticos. Dentro deste contexto, o presente estudo  objetivou investigar e agregar informações acerca do potencial medicinal de uma das espécies  vegetais mais endêmicas do ambiente da caatinga, Anadenanthera colubrina, o angico,  aplicado pelas comunidades como um potente antimicrobiano, cicatrizante e antiinflamatório,  associando-o a filme à base de quitosana, biopolímero também de origem natural, advindo  principalmente da carapaça de crustáceos, com características como biocompatibilidade,  biodegradabilidade e baixa toxicidade. Por meio da formulação, realizada através de método  de casting, foi possível elaborar um produto de fácil manuseio, com aspecto transparente e  com ação comprovada in vitro, sobre cepas padrão de um dos patógenos com maior  prevalência em infecções cutâneas, partes moles, dispositivos e próteses médicas, o  Staphylococcus aureus, que é também uma das espécies bacterianas com grande potencial de  mutação genética para o desenvolvimento resistência a múltiplas drogas. Sendo assim, espera se contribuir para a literatura não apenas identificando espécies vegetais promissoras para a  geração de novos fitofármacos, mas também levantar a possibilidade de aprimoramento de  produtos à base de quitosana que favoreçam a recuperação de pacientes portadores de feridas  crônicas e afins. 



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANALUCIA GUEDES SILVEIRA CABRAL - OUTRA
Presidente - 1211746 - ELBA LUCIA CAVALCANTI DE AMORIM
Interna - 2555628 - ROSALI MARIA FERREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 26/05/2021 15:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10