Banca de QUALIFICAÇÃO: MILLENA BEATRIZ FERNANDES MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILLENA BEATRIZ FERNANDES MEDEIROS
DATA : 21/03/2023
LOCAL: Departamento de Fisioterapia
TÍTULO:

COMPARAÇÃO DA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA APÓS O BIOFEEDBACK CARDÍACO: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO DUPLO-CEGO.



PALAVRAS-CHAVES:


Insuficiência cardíaca; Biofeedback; Ritmo Cardíaco; Controle da Frequência Cardíaca; Variabilidade da Frequência Cardíaca; Reabilitação Cardíaca.


PÁGINAS: 50
RESUMO:


A insuficiência cardíaca (IC) é uma das principais causas cardíacas de mortalidade, morbidade e baixa qualidade de vida na população não só brasileira, mas mundial. Entre os anos de 2010 a 2014 registraram-se na região Nordeste do Brasil aproximadamente 300.000 hospitalizações por IC. E diante todos os estados brasileiros, apenas o estado de Pernambuco teve aumento no quantitativo de hospitalizações por insuficiência cardíaca nesses mesmos anos. Desta forma, intervenções farmacológicas e não-farmacológicas são cada vez mais estudadas nesta população. Dentre os tratamentos não-farmacológicos, a Reabilitação Cardíaca (RC) trata-se de uma terapêutica com foco no exercício físico bem estabelecida na literatura científica, e intervenções complementares à RC estão cada vez mais sendo estudadas a fim de otimizar os ganhos cardiovasculares destes cardiopatas. A associação do biofeedback cardíaco (BFC) com a RC pode ajudar os pacientes a obter melhores resultados no controle dos seus sintomas e na melhora da qualidade de vida. O objetivo principal deste estudo é comparar a variabilidade da frequência cardíaca, tolerância ao exercício,  sintomas depressivos e de ansiedade,  e qualidade de vida em pacientes com insuficiência cardíaca após a combinação da RC ao BFC comparada à RC tradicional. Esse estudo trata-se de um ensaio clínico paralelo, duplo-cego e randomizado,  onde um grupo realizará a RC associada ao BFC e o outro grupo fará a RC sem o BFC. Para a realização do BFC, será utilizado um software chamado CardioEmotion para análise da coerência cardíaca, e ao mesmo tempo dessas intervenções, será utilizado uma cinta para analisar a variabilidade da frequência cardíaca. A RC ocorrerá durante 24 sessões sendo 3 vezes na semana. O que esperamos dessa pesquisa é uma melhora da variabilidade da frequência cardíaca, a tolerância ao esforço, da ansiedade, depressão e da qualidade de vida. 



MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1132476 - ARMELE DE FATIMA DORNELAS DE ANDRADE
Externa à Instituição - BRUNA THAYS SANTANA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 16/03/2023 18:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07