Banca de DEFESA: KARLA MICHELLE DE LIMA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA MICHELLE DE LIMA ALVES
DATA : 28/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO:

QUALIDADE DO SONO, SONOLÊNCIA DIURNA EXCESSIVA, FUNÇÃO PULMONAR E TOLERÂNCIA AO EXERCÍCIO EM ADULTOS PÓS COVID 19


PALAVRAS-CHAVES:

COVID-19; qualidade do sono; função pulmonar; tolerância ao Exercício;



PÁGINAS: 50
RESUMO:

A Covid-19 é uma doença que pode afetar as capacidades funcionais, com alterações respiratórias, fadiga durante as atividades de vida diária e em repouso, intolerância ao exercício e redução da função muscular periférica, além de interferir em aspectos relacionados ao sono. Neste contexto, o acometimento sistêmico torna necessário um suporte de médio e longo prazo de serviços de saúde após a alta destes pacientes.

Observa-se o interesse dos estudos recentes na avaliação da qualidade de vida e repercussões psicológicas pós-COVID-19, entretanto sobre a relação entre os parâmetros do sono e as capacidades físicas e funcionais desses indivíduos após a alta clínica há uma escassez de estudos na literatura. Sugere-se seguir a justificativa utilizada na introdução (aspectos clínicos e fisiopatológicos do envolvimento do sono nesse processo). Desta forma, questionamos se há associação entre a qualidade do sono e a sonolência diurna excessiva com a função pulmonar e a tolerância ao exercício em pacientes após infecção por COVID-19. OBJETIVO: Determinar a associação entre a qualidade do sono e a sonolência diurna excessiva e a função pulmonar e a tolerância ao em indivíduos após infecção por COVID-19. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, em que os indivíduos maiores de 18 anos que superaram a fase aguda da Covid-19 serão contatados por telefone e convidados a participar da pesquisa no município de Garanhuns. Serão avaliadas a função pulmonar (pela espirometria), a tolerância ao exercício (pelo teste de degrau de 6 minutos), a qualidade subjetiva do sono (pelo índice de qualidade do sono de Pittsburg) e a sonolência diurna excessiva (pela escala de sonolência de Epworth). A normalidade dos dados será verificada por meio do Teste Shapiro-wilk. Os dados serão expressos em média, desvio padrão e intervalo de confiança para os que se apresentarem com distribuição normal, e em mediana e amplitude interquartil para os que não apresentarem distribuição normal e frequência absoluta e relativa para as variáveis categóricas. De acordo com a distribuição de normalidade dos dados será utilizado os testes de correlação de Pearson ou Spearman, para verificar a correlação entre a qualidade do sono e sonolência diurna excessiva e a função pulmonar e a tolerância ao exercício.

Após esta análise, será realizado o teste de regressão linear múltipla com as variáveis que apresentarem correlação. Para todos os testes, valores de p ≤ 0,05 serão considerados estatisticamente significativos.



MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1132475 - PATRICIA ERIKA DE MELO MARINHO
Externa ao Programa - 3649603 - LUCIANA MORAES STUDART PEREIRA - UFPEExterna à Instituição - JANE CARLA DE SOUZA - UFRN
Notícia cadastrada em: 23/02/2023 13:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03