Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA FLAVIA MEDEIROS RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA FLAVIA MEDEIROS RIBEIRO
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Ambiente Remoto

Prevalência e caracterização das lesões esportivas de jovens atletas durante os  Jogos Paralímpicos Escolares no ano de 2023: Um Estudo Transversal.

paratleta; lesão; prevalência

A prática esportiva expõe todos os atletas ao risco, sobretudo paratletas.  As lesões que acometem os paratletas podem ser mais preocupantes do que as lesões apresentadas por atletas neurotípicos. Paratletas adolescentes podem ser especialmente vulneráveis devido aos riscos próprios dessa fase, como picos de crescimento, variação associada à maturação e habilidades motoras especializadas ainda em desenvolvimento para o esporte. O conhecimento sobre as lesões no paradesporto ainda é insipiente e em atletas adolescentes são ainda mais escassas as  informações sobre os tipos de lesões, os fatores de risco associados ao desporto e a deficiência, assim como as medidas preventivas disponíveis. Há, portanto, a necessidade de explorar o conhecimento sobre lesões e doenças relacionadas ao paradesporto, a fim de desenvolver medidas preventivas e modelos eficazes de prevenção de lesões no contexto real do paraesporte.  Diante do exposto, o objetivo dessa pesquisa é identificar a prevalência de lesões esportivas ocorridas em paratletas durante os Jogos Paralímpicos Escolares de 2023. Além disso, analisar o perfil sociodemográfico dos paratletas participantes dos jogos Paralímpicos Escolares; caracterizar as lesões esportivas ocorridas em paratletas durante os Jogos Paralímpicos Escolares de 2023 quanto ao tipo de deficiência (física, mental ou visual), tipo de lesão (traumática ou overuse) e gravidade da lesão (escore de percepção do atleta). Também serão investigadas a a topografia das lesões esportivas  e analisar as correlações entre o tipo de deficiência e o tipo de lesão e o tipo de deficiência e a gravidade da lesão. Trata-se de um estudo observacional, analítico e transversal delineado conforme recomendações do protocolo STROBE (Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology) que será desenvolvido durante as etapas regionais da edição do ano de 2023 das Paralimpíadas Escolares Brasileiras. Os critérios de inclusão serão baseados nos critérios definidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para o evento, sendo eles: alunos do gênero masculino e feminino, com deficiência física, visual e intelectual; ter idade mínima de 11 anos e máxima de 18 anos e estar regularmente matriculados e frequentando escolas do Ensino Fundamental, Médio ou Especial da Rede Pública ou Particular do Estado em que estejam representando, com reconhecimento do Ministério da Educação. Os critérios de exclusão será a recusa dos pais e ou responsáveis em autorizar e assinar o termo de consentimento livre e esclarecido para participação dos paratletas na pesquisa. Os dados relacionados à ocorrência de lesões investigados serão  (i) presença de lesão esportiva durante a competição; (ii) características da lesão esportiva (mecanismo de lesão, área do corpo acometida, gravidade da lesão, exposição ao risco). No questionário serão coletados dados (i) sociodemográficos de cada atleta (idade, sexo, local de origem, tempo de modalidade esportiva, se o atleta é vinculado à rede pública ou particular de ensino, tipo de deficiência, classificação funcional, esporte praticado, usuário da rede pública ou privada de saúde). Será adotado o conceito de lesão e doença descrito no consenso de 2020 por Bahr R,Clarsen B, Derman W,et al. que descreve a lesão como um dano tecidual ou uma perturbação do estado normal da função física causado pela participação em esportes, em decorrência de uma transferência rápida ou repetitiva da energia cinética. A realização da presente pesquisa obedecerá aos preceitos éticos da Resolução 466/12 ou 510/16 do Conselho Nacional de Saúde para pesquisa em seres humanos e sendo conduzidos respeitando a Declaração de Helsinki (1964). A pesquisa cumprirá  todos os princípios éticos e legais, respeitando a individualidade de cada pesquisado, ocorrendo após a permissão dos responsáveis legais dos indivíduos. Todos os voluntários, pais e responsáveis serão devidamente informados e esclarecidos sobre os objetivos e métodos do estudo e só serão incluídos após declararem a livre escolha de participação, mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o  projeto será  submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco e só será iniciado após parecer favorável.

Interna - 1807129 - GISELA ROCHA DE SIQUEIRA
Externo ao Programa - 2064226 - SAULO FERNANDES MELO DE OLIVEIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 22/02/2023 15:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02