PPGPSI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: (81) 99922-6868

Banca de DEFESA: PAULA PRISCILLA HOULY LOPES FALCAO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULA PRISCILLA HOULY LOPES FALCAO
DATA : 07/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência/remoto
TÍTULO:

O lar invade o trabalho, o trabalho invade o lar: Representações sociais e “Trabalho em home office” no contexto da pandemia do Covid 19.


PALAVRAS-CHAVES:

Home office, pandemia, trabalho, autonomia, representações sociais.


PÁGINAS: 168
RESUMO:

A pandemia do Covid19 ocasionou impactos e mudanças em todas as esferas da sociedade, incluindo o trabalho. Diante das quarentenas no país, a alternativa de muitas empresas foi implementar o home office. Considerando os impactos dessa modalidade de trabalho incorporada na vida dos trabalhadores, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as representações sociais construídas sobre o trabalho em home office no contexto da pandemia do Covid19. Como aporte teórico, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais. Foi aplicado um questionário de Associação Livre de Palavras com 97 participantes e 10 entrevistas semiestruturadas. Os dados do questionário foram analisados com o software Iramuteq, por meio de análises prototípicas e classificação hierárquica descendente, e as entrevistas foram analisadas com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que o trabalho aparece, de forma central, relacionado à responsabilidade e à realização pessoal, o cumprimento de uma missão para o outro. O contexto da pandemia acrescentou à atividade de trabalho os sentimentos de incerteza, adaptação, cansaço, insegurança, ansiedade e gratidão por continuar trabalhando diante da crise. O trabalho em home office representou flexibilidade, responsabilidade e disciplina, levando a sentimentos de conforto e cansaço diante das dificuldades em conciliar o trabalho com os afazeres domésticos e o cuidado com os filhos. Os sujeitos destacaram a autonomia no trabalho como liberdade e responsabilidade. As expectativas do período pós pandemia representam, mesmo diante de incertezas sobre o futuro, uma tendência a um novo estilo de vida e trabalho, com um futuro trabalho híbrido. Ressalta-se a importância da análise do contexto social na constituição das estruturas das representações sociais dos objetos analisados e as articulações acerca dos diferentes níveis de análise possíveis, do individual ao societal. Destaca-se as necessidades de atenção à qualidade de vida do trabalhador, garantindo maior distância entre o trabalho e as outras esferas da vida social.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA
Externa à Instituição - LUCIANA MOURÃO CERQUEIRA E SILVA
Externa ao Programa - 3321241 - ANA KARINA MOUTINHO LIMA - nullPresidente - 1130697 - MARIA DE FATIMA DE SOUZA SANTOS
Interna - 2477856 - RENATA LIRA DOS SANTOS ALESSIO
Notícia cadastrada em: 05/10/2022 07:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01