PPGPSI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: (81) 99922-6868

Banca de DEFESA: KARLA KELY DA SILVA CABRAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARLA KELY DA SILVA CABRAL
DATA : 29/09/2022
LOCAL: Remoto/Videoconferência

JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E RACISMO: um estudo das Representações Sociais da educação escolar e dos projetos de vida de estudantes do Ensino Médio Integral.

juventudes; representações sociais; ensino médio integral; projeto de vida; racismo.

Esta pesquisa teve por objetivo compreender as representações sociais da educação escolar e suas relações com os projetos de vida de estudantes das escolas públicas estaduais do ensino médio integral em PE. O aporte teórico-metodológico da pesquisa foi a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, e a abordagem Estrutural, de Jean-Claude Abric. A pesquisa foi realizada em duas escolas de Recife-PE com estudantes na faixa etária entre 14 e 19 anos. A pesquisa foi qualitativa e plurimetodológica, se caracterizou por três procedimentos na coleta e análise dos dados.  Na primeira etapa, 145 estudantes responderam a uma ficha sociodemográfica e ao questionário de associação livre de palavras (QALP) no formato on line. Na análise o software RTemis que faz correspondências múltiplas (ACM) e o IRAMUTEQ na análise prototípica. Na segunda etapa, 13 estudantes participaram da entrevista semiestruturada on line analisada pela análise de conteúdo de Bardin (2009). Na terceira etapa, aplicação de uma escala de objetivos de vida para correlacionar as respostas às etapas de pesquisa. Os resultados apontam o ensino médio integral com contribuição superficial na construção do projeto de vida dos estudantes; a educação escolar colabora por meio das relações sociais construídas e os conteúdos ampliaram a concretização dos planos, embora, reconheçam as fragilidades da escola pública. Houve diferenciação entre escola pública x privada e os estudantes ancoraram sua valorização na relação de inferioridade x superioridade, respectivamente. A escola de referência foi ancorada como estratégia compensatória dentro da rede pública. Os elementos do núcleo central denotam um sentido compartilhado de diferenças educacionais pelo pertencimento social e racial; situações de racismo e/ou outros tipos de violência foram protagonizados por alunos e também por alguns professores. Os estudantes planejam seus projetos de vida de maneira gradativa, ‘esperandar’, a partir do seu campo de possibilidades, circunscrito histórico e culturalmente.

Interna - 063.257.364-35 - EDCLECIA REINO CARNEIRO DE MORAIS - UFPE
Presidente - 3205409 - FATIMA M LEITE CRUZ
Interna - 1306549 - ISABELA AMBLARD
Externo à Instituição - LASSANA DANFA - CUMN