PPGBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL - CB DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FERNANDA ITO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA ITO DOS SANTOS
DATA : 14/10/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

Análise da estrutura genética de morcegos em bat caves do Nordeste brasileiro

ddRADseq. Fluxo gênico. Isolamento pelo ambiente. Capacidade dispersiva. Fragmentação. Caatinga.

Conhecidas como bat caves, algumas cavernas encontradas na região Neotropical se caracterizam por abrigar populações excepcionais de morcegos (>>10.000 indivíduos). As populações destas cavernas tem grande importância ecológica, participando de uma variedade de processos essenciais para a manutenção do ecossistema cavernícola e também prestando diversos serviços ecossistêmicos no ambiente externo à caverna. Apesar de o conhecimento a respeito destas cavernas ainda ser incipiente, estudos recentes no Brasil apontam que as grandes colônias das bat caves do Nordeste podem ultrapassar 200,000 indivíduos, são formadas por morcegos do gênero Pteronotus e experienciam grandes flutuações no tamanho populacional em curtos períodos de tempo. Tal variação sugere que existam movimentações entre estes abrigos e que o uso das bat caves é feito de forma muito mais dinâmica do que antes imaginado. Avanços científicos e tecnológicos permitiram novas abordagens para o estudo do deslocamento de morcegos Neotropicais, entre eles a análise molecular da estrutura genética de populações. Uma variedade de fatores, assim como a combinação deles, tem influência na estrutura populacional de uma espécie. Entre eles pode-se citar a distância geográfica entre as populações, diferenças na paisagem, capacidade de dispersão, história evolutiva e até características ecomorfológicas da espécie. Portanto, a análise da conectividade genética entre as subpopulações de duas espécies de morcegos presentes em cavernas geograficamente isoladas preencheria importantes lacunas de conhecimento a respeito do uso das bat caves e das grandes movimentações de morcegos no Brasil. Assim, utilizamos a metodologia ddRADseq para analisar e comparar a estrutura genética populacional de Pteronotus gymnonotus e P. personatus coletados em nove bat caves, distantes até 700 km. Nossos resultados mostram padrões de estruturação distintos entre as espécies, o que sugere um uso bastante dinâmico das cavernas. Pteronotus gymnonotus se apresenta como uma população altamente conectada, enquanto P. personatus apresenta populações estruturadas, porém sem relação com a distância geográfica. Indicando que diferenças na ecologia e biologia das espécies refletem em seus padrões de estrutura genética populacional. Além disso, os resultados sugerem que as espécies realizam movimentações entre as cavernas de forma dinâmica e relacionada com a reprodução. O que as torna áreas prioritárias para a conservação tanto de morcegos quanto do patrimônio espeleológico no país, e sugere que o manejo efetivo deve considerá-las como uma única unidade.

Externo à Instituição - ROBERTO LEONAN MORIM NOVAES
Externa à Instituição - ROMINA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA
Externa à Instituição - VALERIA DA CUNHA TAVARES
Presidente - 1364442 - ENRICO BERNARD