PPGBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL - CB DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JULIO CESAR DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIO CESAR DA SILVA
DATA : 27/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

Evolução e Diversificação no crânio e mandíbula das cuícas-de-cauda-curta gênero Monodelphis Burnett, 1830 (Didelphimorphia, Didelphidae)


PALAVRAS-CHAVES:

Morfometria. Monodelphis. Filogenia. Evolução. Marsupiais.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

As cuicas-de-cauda-curta (gênero Monodelphis), com 24 espécies, constituem o segundo gênero com maior quantidade de espécies dos marsupiais da família Didelphidae. Embora nosso conhecimento da sistemática e taxonomia de Monodelphis tenha avançado muito na última década, o gênero não foi quantitativamente avaliado quanto à sua diversidade morfológica de tamanho e forma craniana e mandibular. Aqui nós fornecemos uma primeira avaliação da diversidade da forma e diversidade do crânio e mandíbula, usando morfometria geométrica 2D, e avaliamos o papel da filogenia na evolução da forma craniana. Definimos 35 marcos na vista dorsal do crânio, 19 para vista lateral da mandíbula e 25 para vista ventral do crânio, em um conjunto de dados um total de 1.107 imagens distribuídas em 3 vistas de 378 espécimes e um total de 23 espécies do gênero, realizamos uma Análises de Componentes Principais (PCA) para todas as estruturas, e avaliamos o sinal filogenético. Houve um sinal filogenético significativo nas três vistas (Vista dorsal; P = 0,0527, Vista ventral; P = 0,0100, Vista lateral da mandíbula; P = 0,0004). As Análises de Componentes Principais do crânio resultaram na sobreposição no morfoespaço entre algumas das espécies. A PCA do crânio mostrou que táxons do subgênero Mygalodelphys estão divergindo entre si no filomorfoespaço, como Monodelphis pinocchioMonodelphis kunsi e Monodelphis osgoodi que são altamente divergentes. Um padrão semelhante aparece na PCA da mandíbula, mandíbulas de espécies do subgênero Monodelphis estão mais próximas no filomorfoespaço, com exceção de Monodelphis vossi que mostrou ser divergente, espécies do subgênero Mygalodelphys mostram o mesmo padrão de divergência, porém com Monodelphis kunsi convergindo com Monodelphis. Esses resultados indicam um leve efeito da filogenia na estruturação da variação de forma em estruturas cranianas de Monodelphis, com alguns casos de convergências encontradas em subgêneros destintos, além disso nossas análises indicam que a variação de tamanho e forma no crânio e mandíbula dentro do gênero podem estar relacionadas ao dimorfismo sexual, variação ontogênica ou até mesmo relacionadas ao habitat de alguns animais.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - RODRIGO FORNEL
Externo à Instituição - JULIO FERNANDO VILELA
Interna - 2088859 - BRUNA MARTINS BEZERRA
Presidente - 1516569 - DIEGO ASTUA DE MORAES
Notícia cadastrada em: 22/07/2022 10:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02