PPGBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL - CB DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DEBORAH MARIA SOARES RAMOS

DISCENTE : DEBORAH MARIA SOARES RAMOS
DATA : 30/06/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

O papel do cão doméstico sobre a comunidade de mamíferos terrestres em unidades de conservação do nordeste brasileiro

Mastofauna. Invasão biológica. Ecologia. Conservação.

A presença do cão doméstico (Canis lupus familiaris) em áreas florestadas pode levar à redução da fauna nativa através da predação e transmissão de doenças. Além disso, pode ocasionar uma modificação no padrão comportamental das espécies a fim de evitar a predação. Visando entender sobre o potencial de invasão do cão doméstico, este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da sua presença sobre a mastofauna terrestre de médio e grande porte (>1000g) em Unidades de Conservação no Nordeste brasileiro. Para verificar a abundância relativa, riqueza, e também para analisar o padrão de atividade e sobreposição de hora de atividade do cão doméstico sobre a comunidade de mamíferos terrestres foram utilizadas armadilhas fotográficas (ativas durante 45 dias). O número de armadilhas variou de acordo com o tamanho de cada fragmento dentro das áreas buscando obter uma distância mínima de 500 m entre elas. Registramos um total de 13 espécies de mamíferos terrestres nativos (5-10 espécies). As Ordens com um maior número de representantes foram Carnivora (6 spp.), Rodentia (2 spp.), e Cingulata (2 spp.) Além do cão doméstico, que esteve presente na Reserva Biológica Guaribas (ReBio Guaribas), Estação Ecológica de Tapacurá (EsEc Tapacurá) e Reserva Particular do Patrimônio Natural Pedra D’antas (RPPN Pedra D’antas). A cutia (Dasyprocta iacki) foi registrada como uma das espécies mais abundante em todas as áreas. O timbu (Didelphis albiventris) também apresentou um elevado número de registros na ReBio Guaribas, enquanto o quati (Nasua nasua) foi mais recorrente na EsEc Tapacurá; já a paca (Cuniculus paca) e mão-pelada (Procyon cancrivorus) foram altamente frequentes no Refúgio da Vida Silvestre Mata do Junco, e a paca (Cuniculus paca) foi a segunda espécie de mamífero nativo mais abundante na RPPN Pedra D’antas. A cutia apresentou um padrão de atividade diurno em todas as áreas. O cão doméstico também apresentou um padrão de atividade diurno, porém na ReBio Guaribas foram parcialmente catemerais. O timbu foi categorizado como noturno na ReBio Guaribas devido a elevada frequência de registros no período escuro. Já o quati na EsEc Tapacurá, apresentou um padrão de atividade diurno. O coeficiente de sobreposição de atividade entre os cães domésticos e mamíferos terrestres foi moderado (≅ 50%). Além disso, observamos uma baixa sobreposição espacial entre cães e mamíferos de vida livre, exceto para a cutia na ReBio Guaribas. Esses dados vão ajudar a entender o papel do cão doméstico sobre os mamíferos terrestres. Ademais, este estudo visa obter uma base para melhorar as estratégias de conservação e manejo das unidades de conservação, visando a manutenção das espécies nativas.

Externo à Instituição - ADRIANO PEREIRA PAGLIA
Interna - 2088859 - BRUNA MARTINS BEZERRA
Externo ao Programa - 822.401.405-34 - JOÃO PEDRO SOUZA ALVES - UFPE
Notícia cadastrada em: 28/06/2022 14:48