PPGBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL - CB DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BRUNO YURI FRANCOLINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO YURI FRANCOLINO
DATA : 16/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DE CURTO PRAZO DOS EFEITOS LETAIS E SUBLETAIS DA ATRAZINA SOBRE O NEMATOIDE MARINHO DE VIDA-LIVRE LITODITIS MARINA (BASTIAN, 1865) SUDHAUS, 2011 (RHABDITIDA: RHABDITIDAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Herbicida. Ecotoxicologia. Nematoda. História de vida. Salinidade.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

Os herbicidas organoclorados são amplamente utilizados por diversos países apesar de possuirem propriedades tóxicas para muitos organismos e de sua alta persistência ambiental em águas e sedimentos. Além disso, o impacto dos agrotóxicos e da interação dos mesmos com outros fatores ambientais, podem culminar agravando a toxicidade desses compostos. Com intuito de avaliar adequadamente os efeitos dos contaminantes ao longo dos níveis tróficos em comunidades aquáticas, as respostas de diferentes organismos modelo devem ser investigadas. Particularmente para ambientes bentônicos marinhos, poucos organismos modelo estão disponíveis para a avaliação em condições laboratoriais de efeitos letais e subletais. Dentre os agrotóxicos existentes, o herbicida atrazina é bastante utilizado em diversas culturas anuais e perenes ao redor do mundo. Este herbicida atinge facilmente os lençóis freáticos através da lixiviação e apresenta também um alto potencial de escoamento superficial, sendo facilmente carreado do solo pelas águas, podendo atingir ambientes aquáticos e consequentemente causar efeitos tóxicos em diferentes níveis da fauna. Neste trabalho foi investigado o uso de duas espécies crípticas do nematoide de vida-livre Litoditis marina, como organismo modelo para testes de curto prazo dos impactos do herbicida atrazina sobre parâmetros populacionais e de história de vida de L. marina PmIII, e foi averiguado os efeitos da interação entre o herbicida atrazina e variação de salinidade sobre a sobrevivência de L. marina PmII.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ROSEMBERG FERNANDES DE MENEZES
Externo à Instituição - LEONARDO FERNANDES FRACETO
Presidente - 1732826 - GIOVANNI AMADEU PAIVA DOS SANTOS
Interno - 1551332 - PAULO SERGIO MARTINS DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 04/02/2022 16:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02