PPGBF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA DE FUNGOS - CB DEPARTAMENTO DE MICOLOGIA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: PEDRO SÉRGIO DE ALCÂNTARA MOURA DA CÂMARA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO SÉRGIO DE ALCÂNTARA MOURA DA CÂMARA
DATA : 27/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

MIXOBIOTA DO PARQUE NACIONAL E HISTÓRICO DE MONTE PASCOAL, UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA (PORTO SEGURO, BAHIA).


PALAVRAS-CHAVES:

.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

O Parque Nacional e Histórico de Monte Pascoal é uma unidade de conservação de Mata Atlântica situada no município de Porto Seguro, sul da Bahia, nordeste do Brasil. Um estudo sobre a composição da mixobiota do PARNAH (16° 55' S 39° 16' O) e a influência da antropização na abundância e diversidade de mixomicetos nele ocorrentes foi  desenvolvido em quatro das sete zonas de manejo, com diferentes níveis de antropização, distinguidas como áreas Antropizada e Preservada. O estudo obteve os primeiros registros de mixomicetos para a unidade de conservação, sendo identificados representantes de todas as ordens, predominando Physarales e Stemonitales (esporos escuros). Os esporocarpos coletados em campo (145 espécimes), os obtidos em câmara-úmida (84 espécimes) e três registros em imagem representaram 46 espécies, 22 gêneros e nove famílias, sendo Physarum decipiens M.A. Curtis, Physarum roseum Berk e Tubifera dimorphotheca Nann.-Bremek. & Loer. novos registros para a Bahia e Symphytocarpus amaurochetoides Nann.-Bremek para o nordeste do Brasil. Em câmara-úmida, dez espécies esporularam nas montadas com lianas vivas e em decomposição e seis sobre fragmentos de troncos mortos e folhedo de solo. O índice de diversidade taxonômica da mixobiota do PARNAH (S/G= 1,95) foi considerado elevado, provavelmente devido a influência da antropização nas comunidades de mixomicetos do PARNAH Monte Pascoal. Não houve diferenças significativas na abundância e  diversidade de espécies entre as áreas de estudo. Os resultados obtidos elevaram para 120 o número de espécies conhecidas para o estado da Bahia e para 224 os registros de mixomicetos presentes na Floresta Atlântica brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDREA CARLA CALDAS BEZERRA
Presidente - 1128205 - LAISE DE HOLANDA CAVALCANTI ANDRADE
Externa ao Programa - ***.965.479-** - LARISSA TRIERVEILER PEREIRA - OUTRA
Notícia cadastrada em: 24/02/2023 15:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04