PPGBV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA VEGETAL - CB DEPARTAMENTO DE BOTANICA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CLAUDIO CESAR MONTENEGRO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIO CESAR MONTENEGRO JUNIOR
DATA : 24/02/2023
HORA: 08:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Mapeamento citogenômico comparativo em representantes de Phaseoleae (Leguminosae), com ênfase no gênero Macroptilium (Benth.) Urb.


PALAVRAS-CHAVES:

Cariótipo ancestral; Evolução cromossômica; Oligo-FISH; Phaseoleae; Rearranjos cromossômicos.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

Rearranjos cromossômicos são um dos principais mecanismos envolvidos no processo de especiação. Com o avanço das técnicas de sequenciamento e montagem genômica, principalmente em grupos com espécies de interesse econômico, a genômica comparativa e mapeamento citogenômico entre espécies está auxiliando na detecção de rearranjos cromossômicos. A tribo Phaseoleae (Papilionoideae; Leguminosae) é um dos principais grupos de interesse econômico dentro das leguminosas. Tendo em vista a disponibilidade de espécies com genoma montado na tribo Phaseoleae, o primeiro capítulo propôs um sistema de blocos genômicos a partir de genômica comparativa entre seus representantes, reconstruindo o cariótipo (APK com n = 11), apontando os principais rearranjos cromossômicos que reduziram o número cromossômico tribo, além de evidenciar constantes reposicionamentos centroméricos. Já o segundo capítulo realizou um estudo citogenômico comparativo entre espécies do gênero Macroptilium, com abordagens citogenômicas e análises in silico da fração repetitiva e pela montagem do plastoma. Os dados de pintura e barcode apontam para a existência de três grupos citogenéticos, com rearranjos interespecíficos e intergenéricos, além de variação no número de sítios de DNAr 5S e 35S. Os dados da fração repetitiva e do plastoma corroboram os dados citogenéticos, sugerindo que a atual filogenia aceita para o grupo não reflete suas relações evolutivas. Os dados citogenéticos e genômicos apontam para um alto dinamismo na evolução cromossômica dentro da tribo, apesar da manutenção do número cromossômico na maioria dos seus representantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1515418 - ANDREA PEDROSA HARAND
Externa à Instituição - GIOVANA AUGUSTA TORRES - UFLA
Externo à Instituição - LUCAS ALEXANDRE DE SOUZA COSTA - UFPE
Externo à Instituição - LYDERSON FACIO VICCINI - UFJF
Interno - 1130323 - MARCELO DOS SANTOS GUERRA FILHO
Notícia cadastrada em: 23/02/2023 16:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04