PPGBV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA VEGETAL - CB DEPARTAMENTO DE BOTANICA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CHARLANE MOURA DA SILVA

DISCENTE: CHARLANE MOURA DA SILVA
DATA : 27/02/2023
LOCAL: videoconferência

PADRÕES DE DEPOSIÇÃO E CAPTAÇÃO DE PÓLEN E ESCOLHA DE FLORES MEDIADA POR POLINIZADORES EM Senna aversiflora (Herb.) H.S.Irwin & Barneby

Polinização por vibração; flor de pólen; interações inseto-planta; simulação de visitas.

O gênero Senna Mill. (Fabaceae) possui flores enantiostílicas, polimorfismo afetado pela variação e covariação fenotípica intraespecífica, influenciando tanto a atração como o encaixe morfológico das abelhas polinizadoras durante a coleta de pólen. Nesta Dissertação, organizada em dois capítulos, buscamos analisar efeitos da enantiostilia usando como modelo Senna aversiflora (Herb.) H.S.Irwin & Barneby, espécie enantiostílica monomórfica. No primeiro capítulo investigamos a dinâmica de deposição e captação de pólen no corpo de diferentes visitantes florais; e no segundo analisamos i) a relação das dimensões das estruturas reprodutivas com a quantidade de pólen ofertada e ii) o efeito do polimorfismo floral na atração dos polinizadores, bem como sobre o sucesso reprodutivo. O trabalho de campo foi realizado na ReBio de Pedra Talhada-AL. Acessamos o fenótipo floral por meio de imagens digitais das pétalas, estames e gineceu de flores pré-ensacadas. Realizamos simulações de visitas utilizando modelos que reproduzem a morfologia corporal das abelhas polinizadoras e um sonicador para verificar a deposição e captação de pólen no corpo de diferentes abelhas. Monitoramos a frequência, o comportamento e a riqueza de abelhas visitantes. Espécies dos gêneros Xylocopa, Eulaema, Bombus e Centris foram consideradas polinizadores, apresentando comportamento de visita e coleta de pólen semelhante. Após as simulações, verificamos que os locais e amplitudes de deposição e captação de pólen podem variar, a depender da espécie do visitante influenciados pelo ajuste morfológico e interação da abelha com a flor.

Externo à Instituição - RAPHAEL MATIAS DA SILVA
Externo à Instituição - ANSELMO NOGUEIRA - UFABC
Presidente - 1131204 - ISABEL CRISTINA SOBREIRA MACHADO
Notícia cadastrada em: 01/02/2023 11:16