PPGBV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA VEGETAL - CB DEPARTAMENTO DE BOTANICA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GESSICA SOUZA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GESSICA SOUZA SANTOS
DATA : 28/10/2022
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Diversidade Cariotípica na subfamília Caesalpinioideae (Leguminosae): Uma abordagem citomolecular e genômica


PALAVRAS-CHAVES:

Número de cromossomos ancestral; heterocromatina; poliploidia; disploidia; Caesalpinioideae; DNA satélite; Elementos transponíveis.


PÁGINAS: 260
RESUMO:

As alterações cromossômicas podem promover a diversificação dos cariótipos e restringir o fluxo gênico, promovendo a especiação. Adicionalmente, flutuações nas abundâncias das classes de DNA repetitivo ao longo do tempo também são responsáveis pela evolução dos genomas. Poucos trabalhos investigaram a evolução cariotípica numa escala macroevolutiva em altas hierarquias taxonômicas. Caesalpinioideae é a segunda subfamília mais diversa das Leguminosae e a mais complexa taxonomicamente com alta diversidade cariotípica. No primeiro capítulo, investigamos a evolução cariotípica de Caesalpinioideae, com base na reconstrução de números cromossômicos e tamanho do genoma utilizando métodos filogenéticos comparativos. Também geramos novos dados de bandeamento para 34 espécies, permitindo discutir a variabilidade da heterocromatina no grupo. O cariótipo ancestral é n =7, com predomínio de disploidia. Sugerimos uma origem homplásica das bandas CMA+, que provavelmente resultaram de flutuações de diferentes tipos de DNA repetitivo. No segundo capítulo abordamos o impacto da radiação adaptativa na evolução fração repetida do genoma, correspondendo a primeira caracterização do repetoma de representantes australianos de Acacia L. subgênero Phyllodineae. O subgênero apresenta um clado que passou por radiação adaptativa (~5 Mya), sendo observado que esse processo foi relacionado a uma baixa divergência DNA repetitivo. Nesse caso, a especialização ecológica, que levou ao incremento de diversidade nesse clado não foi acompanhado por diferenciação dos repeats. Esses dados sugerem que não exista uma relação direta entre radiação adaptativa e diversificação das frações repetitivas dos genomas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.407.964-** - LEONARDO PESSOA FELIX - UFPB
Externa à Instituição - AMÁLIA IBIAPINO MOURA
Externa à Instituição - MAGDALENA VAIO SCVORTZOFF - URep
Notícia cadastrada em: 26/10/2022 08:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11