PPGBV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA VEGETAL - CB DEPARTAMENTO DE BOTANICA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA SOARES LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA SOARES LIMA
DATA : 28/10/2022
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

EFEITO DA GUILDA DE POLINIZADORES E HERCOGAMIA RECÍPROCA: O QUE INFLUENCIA A EFICIÊNCIA REPRODUTIVA E A MANUTENÇÃO DA HETEROSTILIA EM ÁREAS REMANESCENTES DE CAATINGA?


PALAVRAS-CHAVES:

Tristilia; distilia; heterostilia atípica; pólen coespecífico, pólen heteroespecífico, inacurácia reprodutiva. 


PÁGINAS: 99
RESUMO:

São encontradas na literatura seis tipos de polimorfismos estilares, dentre eles temos a heterostilia, incluindo distilia e tristilia. Esse polimorfismo está relacionado à variação no comprimento do androceu e gineceu, favorecendo a polinização cruzada e dificultando a autofecundação. O objetivo geral deste estudo foi investigar a funcionalidade da hercogamia recíproca, o sistema de incompatibilidade e a guilda de polinizadores sobre o efeito na deposição de pólen, frequência dos morfos florais e variação morfológica em espécies tristilicas, como Oxalis psoraleoides (Oxalidaceae), e distílicas, como Turnera cearensis (Turneraceae) e Piriqueta sidifolia (Turneraceae). O trabalho foi realizado no Parque Nacional do Catimbau, utilizando espécies heterostílicas como modelo. Realizamos experimentos de polinização, morfometria das estruturas reprodutivas, testes de receptividade estigmática, contagem de pólen e óvulos, testes de viabilidade polínica, e morfologia dos grãos de pólen. Além disso, contabilizamos a quantidade de pólen co- e heteroespecífico encontrados nos estigmas e medimos o tamanho dos grãos. Nossos resultados demonstram que a funcionalidade da função masculina e feminina pode variar em diferentes morfos florais, assim como a precisão floral, resultando em variações da eficiência reprodutiva em P. sidifolia e T. cearensis. Adicionalmente, a proporção de pólen coespecífico foi maior que o de pólen heteroespecífico nos morfos medistilo e longistilo de O. psoraleoides. Diante disso, verificamos que a variação da hercogamia recíproca, sistema sexual e o papel de diferentes polinizadores contribuem para a ocorrência de heterostilia atípica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARTHUR DOMINGOS DE MELO - UPE
Presidente - 1836260 - EMILIA CRISTINA PEREIRA DE ARRUDA
Externo à Instituição - NATAN MESSIAS DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 18/10/2022 13:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06