PPGBV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA VEGETAL - CB DEPARTAMENTO DE BOTANICA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAKELYNE SUÉLEN BEZERRA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAKELYNE SUÉLEN BEZERRA DE SOUSA
DATA : 24/10/2022
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Agricultura de corte-e-queima e a regeneração da floresta seca da Caatinga: Implicações para resiliência ecológica


PALAVRAS-CHAVES:

Potencial regenerativo, banco de sementes, chuva de sementes, agricultura de subsistência, diversidade taxonômica, diversidade funcional.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Ecossistemas florestais estão cada vez mais ameaçados por atividades agrícolas que prejudicam as fontes de regeneração florestal. Aqui, examinei como a agricultura de corte-e-queima impacta o banco e a chuva de sementes na Caatinga. Especificamente, 1) examinei o dano e viabilidade do banco de sementes, e a estrutura (densidade e diversidade) e sua composição (taxonômica e funcional) antes e depois do fogo, e 2) a estrutura e composição da chuva de sementes em parcelas queimadas e de controle. Encontrei uma redução nas proporções de sementes não danificadas e viáveis após o fogo. Enquanto a densidade de sementes permaneceu constante, o número de espécies raras diminuiu após o fogo. A diversidade-β entre as parcelas também reduziu após o fogo, causando a homogeneização das assembleias através do espaço. A composição funcional, especificamente a frequência relativa de arbustos com frutos carnosos e dispersão biótica aumentou após o fogo. A densidade de propágulos da chuva de sementes reduziu em parcelas queimadas, bem como o número de espécies raras. Contudo, parcelas queimadas mostraram maior diversidade-β do que parcelas de controle, particularmente seu componente de aninhamento. Finalmente, a composição funcional da chuva de sementes permaneceu inalterada. Aqui destacamos a vulnerabilidade do banco e da chuva de sementes à agricultura de corte-e-queima. Logo, a recuperação de florestas expostas a este método agrícola não poderá depender do banco e da chuva de sementes, mas da rebrota de plantas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DANIELLE GOMES DE SOUZA - UPE
Presidente - 1835888 - FELIPE PIMENTEL LOPES DE MELO
Externa ao Programa - ***.493.153-** - FERNANDA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 07/10/2022 10:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11