PPGBV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA VEGETAL - CB DEPARTAMENTO DE BOTANICA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ITALO RAFAEL DE LIMA MONTEIRO

DISCENTE : ITALO RAFAEL DE LIMA MONTEIRO
DATA : 23/02/2022
LOCAL: Videoconferência

Caracterização química e avaliação do potencial antimicrobiano de ceras cuticulares foliares de espécies da Caatinga

Antifúngicos; Cromatografia gasosa; Floresta sazonal Seca; Lipídios cuticulares.

A cera cuticular foliar representa a face mais superficial da epiderme e, assim, é um componente foliar que interage com os agentes biótico e abióticos. Os estudos sobre potencial antimicrobiano de ceras epicuticularess são desenvolvidos há décadas, sobretudo, nas espécies de importância agronômica. Todavia, o potencial antimicrobiano baseado em constituintes de natureza cuticular em espécies da Caatinga é ausente até a presente data. O objetivo deste trabalho foi identificar a composição química da cera cuticular foliar e avaliar o potencial antimicrobiano dos lipídios epicuticulares de Allamanda blanchetii A.DC., Aspidosperma pyrifolium Mart. & Zucc (Apocynaceae), Cynophalla flexuosa (L.) J. Presl (Capparaceae), Jatropha mutabilis (Pohl) Baill e Croton heliotropiifolius Kunth (Euphorbiaceae) frente fungos fitopatogênicos de importância agronômica dos gêneros Colletotrichum e Fusarium, e bactérias Gram-positiva e Gram-negativas de importância médica. Triterpenos e n-alcanos foram as principais classes de compostos identificadas. O bioensiao in vitro indicou que nenhuma inibição significativa do crescimento micelial foi observada. Observou-se que os valores da CIM para Fusarium oxyspoum foram superiores a concentração máxima analisada de 1024 µg/mL, demonstrando inatividade dos extratos testados. Para Colletotrichum gloeosporioides, quatro extratos demonstraram atividade inibitória. As ceras de A. pyrifolium, C. heliotropiifolius e C. flexuosa não apresentaram efeito inibitório contra nenhuma cepa bacteriana. Mas resultados positivos foram encontrados para o extrato de J. mutabilis contra B. subtilis, seguido por A. blanchetii contra E. coli.

Presidente - 1465414 - ANTONIO FERNANDO MORAIS DE OLIVEIRA
Interna - 3132504 - EUGENIA CRISTINA GONCALVES PEREIRA
Externo à Instituição - RAFAEL DE PAIVA FARIAS - UFAC
Notícia cadastrada em: 07/02/2022 14:19