PPGBV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA VEGETAL - CB DEPARTAMENTO DE BOTANICA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTÔNIA LARISSA DA SILVA MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTÔNIA LARISSA DA SILVA MAIA
DATA : 26/05/2023
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

DELIMITAÇÃO DE ESPÉCIES E ESTRUTURA GENÉTICA DO COMPLEXO Cryptanthus pickelii L.B.Sm. (BROMELIACEAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Amplificação cruzada, diversidade biológica, Floresta Atlântica, genética de populações, microssatélites nucleares, morfometria.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

O gênero Cryptanthus Otto & A.Dietr. (Bromeliaceae - Bromelioideae) é endêmico do Brasil, e inclui cerca de 68 espécies distribuídas ao longo da costa leste do país. Cryptanthus pickelii L.B.Sm., C. alagoanus Leme & J.A. Siqueira e C. pirambuensis D.M.C. Ferreira & Louzada estão restritas à Floresta Atlântica do Nordeste brasileiro e apresentam sobreposição de caracteres morfológicos que contribuem para que os limites interespecíficos não sejam bem definidos, classificando-as em um complexo de espécies. O presente projeto tem como objetivo realizar a delimitação das espécies, por meio de parâmetros morfométricos, e da análise e caracterização da estrutura e diversidade genética. Foram realizados teste de amplificação cruzada em C. pickelii, C. alagoanus e C. pirambuensis, utilizando 17 locos de microssatélites nucleares desenvolvidos originalmente para espécies de diferentes subfamílias de Bromeliaceae. Dos 17 locos testados, 10 foram polimórficos, e seis foram selecionados para amplificação e genotipagem em seis populações do complexo. Análises morfométricas de 24 caracteres vegetativos e reprodutivos foram realizadas em 82 indivíduos. Análises multivariadas foram usadas para delimitar as populações do complexo. Os resultados morfométricos mostraram cinco agrupamentos, confirmando a atual circunscrição de C. pickelii e C. pirambuensis. Foi evidenciado que atualmente existem três entidades biológicas sendo tratadas sob um mesmo nome (C. alagoanus). Para a tomada de decisões taxonômicas, é necessário integrar os resultados obtidos na análise morfométrica, com os dados moleculares que se encontram em desenvolvimento.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BÁRBARA SIMÕES SANTOS LEAL
Externo à Instituição - JEFFERSON RODRIGUES MACIEL - UFRPE
Presidente - 1988031 - RAFAEL BATISTA LOUZADA
Notícia cadastrada em: 15/05/2023 11:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07