PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CLAUDIO JOSE CABRAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIO JOSE CABRAL
DATA : 25/08/2022
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO, TIPOLOGIAS E CARACTERÍSTICAS GEOMORFOLÓGICAS DAS MARMITAS DE DISSOLUÇÃO DO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO

Marmitas de Dissolução. Rochas Cristalinas. Semiárido Pernambucano.

As marmitas de dissolução são microformas de relevo originadas a partir da correlação entre a dinâmica interna associada aos fenômenos intempéricos e erosivos, que configuram dinâmica processual da paisagem terrestre. Estas formas de relevo estão distribuídas, em sua maioria, nas regiões onde dominam os climas secos (áridos ou semiáridos), onde o regime tectônicoestrutural apresenta marcas de forte instabilidade. Em Pernambuco a ocorrência dessas formas é reportada em 38 municípios, exibindo geometrias e dimensões variadas. Neste sentido, o principal objetivo da pesquisa é compreender quais são os principais fatores condicionantes para a ocorrência dessas microfeições e o seu padrão de organização espacial, no contexto do semiárido pernambucano, tomando como referência a investigação de três áreas: Distrito de Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus, Distrito de Conceição das Crioulas e Sítio Arqueológico Lagoa Uri de Cima, localizados no município de Salgueiro. Para tanto, foi necessário fazer uso de um encadeamento de metodologias e técnicas de investigação que possibilitassem uma maior compreensão acerca da gênese, evolução e fisiologia do objeto de estudo, no contexto das paisagens secas do Agreste e Sertão de Pernambuco. A metodologia empregada baseou-se na identificação das áreas de ocorrências de marmitas e relevos graníticos em trabalhos acadêmicos, uso de SIGs, imagens de satélites, técnicas de sensoriamento remoto, geoprocessamento, análise petrográfica e geoquímica. Tais procedimentos contribuíram para a compreensão da distribuição espacial e os tipos de relevos graníticos existente nas áreas investigadas. A partir dos dados levantados em campo, processados e analisados em laboratório, foi possível traçar parâmetros que servem para indicar os fatores endógenos e exógenos envolvidos na gênese e processos na formação de tais formas. Os resultados reafirmam a importância do estudo na busca por uma melhor compreensão das dinâmicas superficial e sub-superficial vigentes nas paisagens secas do Nordeste Brasileiro, nos contextos atual e pretérito, sob a luz de uma abordagem morfoestrutural e morfoclimática, o que nos permite entender mais afundo a relação constante sobre o substrato terrestre.

Externa à Instituição - ANA CLARA MAGALHÃES DE BARROS
Presidente - 1368697 - ANTONIO CARLOS DE BARROS CORREA
Externo ao Programa - 1083527 - BRUNO DE AZEVEDO CAVALCANTI TAVARES
Externo ao Programa - 1139764 - DANIEL RODRIGUES DE LIRA