PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ADALBERTO ANTONIO DA MOTA CORREIA

DISCENTE : ADALBERTO ANTONIO DA MOTA CORREIA
DATA : 24/02/2022
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

DIFUSÃO DE INOVAÇÕES NO RECIFE: fábulas, perversidades e possibilidades de outra globalização, a partir do trabalho dos entregadores via plataforma

Difusão de Inovações.  Capitalismo de Plataforma.  Entregadores via plataforma. Precarização do Trabalho.

Este trabalho discute as relações do Sistema Territorial com a compreensão do fenômeno da difusão de inovações numa metrópole regional, da periferia do  capitalismo  tardio,  o  Recife. Para  chegar  a  esses  resultados preliminares,  haja  vista  a pesquisa estar em  andamento,  procedeu-se  com revisão  bibliográfica,  levantamento  e  geoprocessamento de dados secundários oriundos do IBGE. Bem como foram conduzidas vinte entrevistas semiestruturadas aos entregadores, dentre as quais cinco foram transcritas no anexo deste trabalho. A partir disso, observamos a estrutura do  território brasileiro,  sobretudo  do  território  recifense,  por  meio  das  tipologias  da concentração  urbana  do  Recife  e  outros  dados  socioeconômicos. Essa formação legou a sua população, em especial os pretos e pardos, uma dívida histórica cujo saldo  se  traduz  na  pobreza,  precariedade  de  condições habitacionais, educacionais... uma precariedade estrutural. Isso condicionaria o sistema social e territorial não apenas a  uma  capacidade  reduzida  de produzir inovações, mas também nos papéis dos agentes e suas motivações em  adotar  essa  inovação,  sobretudo  os  mais  vulneráveis  nessa  lógica:  os entregadores. A pandemia da COVID-19 trouxe visibilidade  ao  quanto  o trabalho realizado pelos entregadores é relevante, apesar de precarizado em diversas  instâncias,  inclusive  oferecendo  risco  de  acidentes  e  até  de  morte, em busca de obterem uma pouca remuneração. Estamos investigando essa questão à luz dos conceitos sobre difusão de inovações, aduzindo que no sistema  territorial  que  nos  encontramos,  essa  precariedade  é  estrutural  e condicionaria  os  usuários  mais  vulneráveis  a  submeter-se  a  essa  relação precária.  Um fenômeno global, mas que no caso do Recife em especial, encaminharia  a  uma  difusão  e  consequente  adoção  dessas  inovações,  os apps  de  delivery,  condicionada  por  esse  sistema  territorial,  implicando  as escolhas  dos adotantes  que  exercem  o  papel  de  infoproletariado. Fazendo evidente as fábulas e perversidades promovidas por essa globalização. Essa pesquisa também intenciona saber as possibilidades de uma outra globalização, em que a perspectiva de uma  melhor relação capital-trabalho, bem como da ação política e empreendedora desses sujeitos.

Presidente - 676739 - ANA CRISTINA DE ALMEIDA FERNANDES
Interno - 1130877 - JAN BITOUN
Externo à Instituição - THIAGO ADRIANO MACHADO - UFRN
Notícia cadastrada em: 23/02/2022 23:14