Banca de DEFESA: JADSON FREIRE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JADSON FREIRE DA SILVA
DATA : 14/03/2022
LOCAL: POR VIDEOCONFERENCIAS

ÍNDICE E INDICADORES DE QUALIDADE PARA PLANOS AMBIENYAIS HÍDRICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA.

Palavras-chave: Reservatórios, Estratégia, IPARA, SIPARA.

Esse documento vem a perpassar reflexões sobre e visando melhorias na gestão ambiental em reservatórios tendo como obojetivo uma proposta metodológica através de índice e indicadores de qualidade para planos ambientais hidrícos. Os pensamentos se iniciaram a partir de uma análise bibliométrica dos estudos que envolveram os reservatórios brasileiros em bases de impacto (Web of Science e SCOPUS),  onde notou-se que os estudos mais citados sobre os reservatórios no Brasil baseiam-se nas pesquisas da comunidade planctônica e da ictiofauna como também nota-se uma carência de trabalhos do tema envolvendo diretamente as políticas hídricas. Seguindo a linha do planejamento territorial, o segundo capítulo trouxe uma análise dos Modelos Digitais de Elevação (MDE) enquanto sua qualidade, uma vez que esse produto é utilizado em diversos tipos de modelagens na atualidade. Diante as informações trabalhadas, observou-se a excelência dos dados oriundos dos MDEs SRTM-30, TOPODATA e ALOS AW3D30, quando comparados ao LiDAR PE3D, nas diferentes unidades geoambientais estudadas, alcançando fatores de escalas de 1:25000 (precisão acima dos 5 metros). As geotecnologias e o planejamento territorial foram o foco do terceiro capítulo, onde abordou-se diferentes respostas a potenciais e susceptibilidades das áreas de entorno dos reservatórios em diferentes escalas. A relevância desse capítulo se dá justamente pela busca da tangibilidade e a validação do processamento de dados com qualidade em diferentes tamanhos ao entorno de ambientes hídricos. Além de informações notórias que podem ser resgatadas dessas regiões, observa-se a veracidade em extrair produtos mais sensíveis, frente as metodologias e boas práticas científicas, tais como fragilidades ambientais, potencialidades a agruticultura ou suscetibilidade a erosão/desertificação, relacionando-as com a gestão do ambiente. Levando em consideração os resultados dos capítulos anteriores, o quarto capítulo  amparou-se na legislação vigente, estudos sobre administração estratégica e suas relações com a gestão ambiental. A partir de uma análise dos Planos Ambientais de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial, apresentou-se de um mapeamento alternativo dos processos, a fixação de indicadores de qualidade de desempenho, a sua respectiva base métrica para mensuração e a confecção de uma proposta metológica composta de um índice de qualidade denominado Índice de Planejamento sustentável dos Planos Ambientais de Reservatórios de Água (IPARA) sendo este validado através de documentações onde apresentou resultados que poderão auxiliar no monitoramento qualitativo e verificação de diferentes instâncias, sejam elas institucionais/públicas, privadas e sociedade civil, podendo também ser replicado para outros documentos decorrentes e derivados das legislações ambientais em ambientes de interesse. Através dessas pesquisas, pretende-se contruibuir não somente no modo de como se confeciona os documentos sobre as áreas de entorno de reservatórios, mas também como se pesquisa e se extrai essas informações, entregando a sociedade referências sobre a região que podem ser utilizadas em outros âmbitos sensíveis a sociedade e economia.

Externa à Instituição - GIOVANA MIRA DE ESPINDOLA - UFPI
Externo à Instituição - AFONSO FEITOSA REIS NETO - IFPI
Presidente - 2103925 - ANA LUCIA BEZERRA CANDEIAS
Externa à Instituição - GERSICA MORAES NOGUEIRA DA SILVA - USP