Banca de DEFESA: LEONARDO ARCANJO DE ALBUQUERQUE

DISCENTE: LEONARDO ARCANJO DE ALBUQUERQUE
DATA : 22/12/2022
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/ixh-gsoq-qgt)

ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Egressos, Engenharia de Produção, Estatística, Two Sided Markets.

Investimentos no ensino superior, tanto em universidades públicas quanto privadas, são de interesse da sociedade, visto que ela colhe os frutos desses investimentos quando os alunos concluem seus cursos de graduação. Segundo o Inep (2022), em 2020 o Brasil teve 1.278.622 concluintes no ensino superior. Essas pessoas tornam-se egressos da instituição e, ao se formarem, vão para o mercado de trabalho. É importante, então, que a sociedade conheça as principais características desses egressos antes, durante e depois da sua formação. Assim, esta pesquisa tomou como base a existência do estudo de egressos para a proposição de um modelo para seu acompanhamento, baseado em três pilares: Carreira Profissional, Formação e Experiência Internacional, e o seu impacto nos interesses dos principais stakeholders do processo de formação de um aluno em egresso: candidato, aluno, egresso, empresas contratantes, professores, gestão da Instituição de Ensino Superior e a sociedade. Então, foi desenvolvido um estudo de caso aplicado com análise estatística de dados dos egressos do curso de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. Em um universo de 509 egressos, formados entre 2003 e 2020, foram analisados os currículos do LinkedIn de 256. As variáveis consideradas foram: para Carreira Profissional, cargo, localização, empresa e setor da economia; para Formação, curso, tipo, instituição e localização; para Experiência Internacional, países dos cargos e cursos. A maioria dos egressos encontrados chega a cargos de liderança, e aproveita muitos dos conceitos vistos durante a graduação para desenvolver habilidades de gestão e colocar em prática nas empresas em que estão inseridos. Através do estudo de caso, foi possível visualizar particularidades dos egressos do curso e comprovou-se a aplicabilidade em outros cursos do Brasil, e o impacto para a sociedade desenvolvido apresenta-se na forma de conhecimento gerado para a tomada de decisões dos stakeholders.

Externa à Instituição - MÔNICA MARIA MENDES LUNA - UFSC
Interno - 1549303 - CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE
Presidente - 1646226 - RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
Notícia cadastrada em: 21/12/2022 10:05