A Padronização e Melhoria dos Processos através da Gestão da Qualidade
Qualidade em serviços, Planejamento Estratégico, Gestão da Qualidade.
Produzir serviços que satisfaçam as exigências e expectativas dos usuários, principalmente após a pandemia do Covid – 19, deve ser o principal objetivo de qualquer organização que queria se manter competitiva no mercado. Para que isso ocorra, a empresa precisa identificar quais os seus principais pontos fortes e suas oportunidades diante do mercado em que está inserida e mitigar seus pontos fracos e suas ameaças. Sendo assim, o presente trabalho desenvolveu um planejamento estratégico com novas missão, visão e valores que representassem o amadurecimento e profissionalismo da EPE. Para isso, foram utilizadas as ferramentas de gestão: Modelo de Canvas, Matriz SWOT, Mapeamento dos Macros Processos, construção da Cadeia de Valor e elaboração da Matriz de GUT. Essas ferramentas auxiliam na orientação para identificar os problemas e buscar a melhoria contínua para o processo e dessa forma direcionar os esforços para a resolução do principal problema identificado na Matriz GUT. O desenvolvimento da Matriz BCG possibilitou que a EPE elencasse seus principais serviços para combater o problema identificado. Durante o processo de desenvolvimento do trabalho, o Modelo de Greiner auxiliou no diagnóstico da fase de crescimento em que a empresa se encontrava e possibilitou o avanço na crise de liderança que ela estava vivendo. Com o auxílio das ferramentas de apoio, a EPE conseguiu alinhar a sua estratégia com os seus processos apresentando um melhor desempenho nas suas ações, o que possibilitou a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade. Diante do desenvolvimento e aplicação das metodologias mencionadas obtivemos um melhor desempenho da empresa, impactando diretamente no crescimento das vendas e auxiliando no desenvolvimento financeiro.