Banca de DEFESA: DOMINGOS MENDES GAMA FILHO

DISCENTE: DOMINGOS MENDES GAMA FILHO
DATA : 27/12/2022
LOCAL: Sala Virtual via Google meet

TecEdu: Uma análise das ferramentas tecnológicas no contexto da educação

Educação. Inovação. Tecnologias na educação.

A tecnologia pode abranger os conceitos de ecossistema que integra elementos materiais, como por exemplo, máquinas e equipamentos, e elementos não materiais, tais como as relações interpessoais e também pode atuar impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e cultural e favorecer a melhoria da qualidade de vida. No ambiente da educação, as ferramentas tecnológicas, por meio de técnicas de ensino contemporânea, podem permitir a interação dos recursos dessa era digital, tanto de forma on-line como off-line. Nesse cenário, esse artigo apresenta os resultados da análise da universalização da inclusão da tecnologia na educação com notáveis ferramentas tecnológicas: realidade aumentada, robótica, videoaulas, game, moodle, kahoot, podcast, utilizadas como facilitadoras do ensino-aprendizagem. Com relação ao acesso às tecnologias digitais no ambiente educacional, foram utilizadas as informações da base de dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade e Informação. Verificando-se que as oportunidades oferecidas, como por exemplo, o uso da internet, pode aumentar o interesse dos alunos em aprender com a oferta e a liberdade para escolher a forma de aquisição e absorção do conhecimento. Contudo, foi observado que nem todos os alunos e professores podem tirar proveito das novas tecnologias, seja por falta de treinamento e oportunidade para aprender ou por falta de acesso.

Presidente - 2557655 - ANDRE MARQUES CAVALCANTI
Interna - ***.185.441-** - LEIDIMAR CANDIDA DOS SANTOS - UFBA
Externa ao Programa - 275700 - ANA CLAUDIA ROCHA CAVALCANTI - UFPEExterno à Instituição - MARCIORODRIGUES MIRANDA
Externo à Instituição - RENATO WAGNER DA SILVA BARROS - IFPE