Banca de DEFESA: MARCIO PEREIRA GONÇALVES

DISCENTE : MARCIO PEREIRA GONÇALVES
DATA : 11/10/2022
LOCAL: CIn

ANÁLISE DA MATURIDADE EMPLANEJAMENTOESTRATÉGICODESI/TI EM INSTITUTOS FEDERIAS DE ENSINO COM BASE NOMMPE-SI/TI (GOV)

Planejamento estratégico; Sistema de informação; Tecnologia da informação; Modelos de maturidade; Administração Pública Federal.

OPlanejamento estratégico de Tecnologia da Informação é um importante instrumento de gestão que as organizações possuem para definir como a Tecnologia da Informação vai auxiliar no atingimento dos objetivos do negócio e, consequentemente, obter vantagem competitiva. O presente estudo tem por objetivo investigar qual a situação das organizações públicas brasileiras pertencentes a Administração Pública Federal, mais precisamente, os Institutos Federais de Ensino em relação à maturidade em Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação/Tecnologia da Informação e, para tal, foi utilizado o método de avaliação proposto no Modelo de Maturidade em Planejamento Estratégico de SI/TI- MMPESI/TI (Gov). Sob tal perspectiva, utilizou-se de procedimentos metodológicos como a revisão bibliográfica, análise documental e o levantamento, do qual participaram 11 instituições, e, além disso, este estudo caracteriza-se como uma abordagem qualitativa-quantativa. A situação encontrada é bastante critica, uma vez que a maior parte dos participantes, cerca de 75% sequer obtiveram o nível mais básico de maturidade definido no modelo que é o “Inicial / ad hoc”. A partir deste resultado, conclui-se que é fundamental que as instituições aqui analisadas escolham um modelo de gestão de tecnologia da informação, apliquem-no, e realizem o permanente acompanhamento do que foi planejado. A fim de obter melhores resultados quanto ao uso dos recursos de tecnologia da informação para atingir seus objetivos de negócio.

Interno - 1164718 - HERMANO PERRELLI DE MOURA
Interno - 2884892 - JOSE GILSON DE ALMEIDA TEIXEIRA FILHO
Externo ao Programa - 1145055 - JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES - null
Notícia cadastrada em: 10/10/2022 15:13