Festa como organização: uma Análise Histórico-Decolonial Polifônica do São João Caruaruense
festas; passado; história; decolonialidade; organização; gestão.
Após reiteradas solicitações para que a área dos Estudos Organizacionais (EOR) se envolvesse com a teoria da história, é possível afirmar que os teóricos organizacionais fizeram o esforço para introduzir abordagens historiográficas variadas mediante escolhas onto-epistemológicas distintas. Embora não seja difícil notar que esse esforço ainda negligencia a alteridade pensada à margem dos teóricos críticos localizados no Norte Global Ocidental (NGO). Assim, meu argumento central nesta dissertação é que as abordagens historiográficas introduzidas na área institucional dos EOR precisam estar engajadas com a opção ético-política da decolonialidade. Como articulação teórico-metodológica, proponho a Abordagem Histórica Decolonial Polifônica (AHDP) para co-construir narrativas históricas sobre o passado perfurado por silêncios impostos ou causados pela colonialidade. Amplio a percepção epistêmica sobre as formas históricas de organização e gestão que podem ser entendidas a partir das festas populares enquanto lócus empírico. Duas questões orientam esta dissertação: (1) Como as festas populares podem ser compreendidas enquanto lócus de organização e gestão a partir da AHDP? E (2) por que as festas populares mudam ou preservam determinadas maneiras de organização e gestão no decorrer da sua história? O contexto empírico da pesquisa será a festa popular do São João que caracteriza as festas juninas no Nordeste brasileiro, em especial nas dimensões socioeconômica e cultural para a cidade de Caruaru, Pernambuco, Brasil. O método está engajo aos preceitos teóricos da AHDP, seguindo uma abordagem qualitativa de incursão etnográfica nos arquivos históricos à luz da decolonialidade e co-construindo narrativas históricas sobre o passado acessado enquanto método de análise.