SER OU NÃO SER UNIVERSIDADE PÚBLICA EMPREENDEDORA, EIS A QUESTÃO: estratégia e estrutura em um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Empreendedora; Estratégia; Estrutura Organizacional.
Ser ou não ser Universidade Pública Empreendedora, eis a questão! Esse estudo inicia
contemplando o contexto histórico de criação das Universidades bem como do entendimento
e evolução de termos como Empreendedorismo e Inovação ao longo do tempo. Com o
objetivo de entender como se dá essa interação entre estratégia e estrutura rumo a uma
Universidade Empreendedora, esta pesquisa conta com embasamento teórico da Universidade
Empreendedora como uma estratégia organizacional, além de cotejar teorias afeitas à relação
entre estrutura e estratégia em teóricos como Chandler e Mintzberg. O desenho metodológico
empregou pesquisa com abordagem qualitativa como estudo de caso Incorporado, analisando
a UFPE e sua formatação multicampi. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa básica do
tipo descritiva e documental, na qual foram acessados documentos e entrevistados nove
gestores em várias posições na estrutura, tanto nos campus quanto na reitoria. Os principais
resultados apontam um esforço no direcionamento rumo à Universidade Empreendedora, com
diversas ações e mudanças que corroboram nesse caminho, como a criação de unidades
organizacionais especializadas e incorporação de objetivos vinculados ao empreendedorismo
e inovação. Destaca-se a centralidade do docente na organização e em todas as instâncias
decisórias, o que nesta pesquisa restou analisado como um dificultador da mudança: quer seja
por sua presença em toda dinâmica decisória, quer pelo tipo de decisões (colegiadas).
Percebeu-se, ainda, que os campus apresentam estruturas semelhantes mas com
singularidades, especialmente aqueles com uma inclinação histórica ao empreendedorismo,
incorporando em sua estrutura especializações da Reitoria, numa espécie de replicação
estrutural. Recomenda-se pesquisas comparativas com instituições de formação superior que
logram objetivos satisfatórios e não-satisfatórios, relacionando casuísticamente ações,
estrutura e resultados.