GENERATIVIDADE, ATIVISMO AMBIENTAL E ORGULHO: ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE COMPRAR ALIMENTOS
ORGÂNICOS
Intenção de compra. Alimentos Orgânicos. Generatividade. Ativismo Ambiental. Orgulho.
Esse estudo buscou Analisar a relação entre a generatividade, o ativismo ambiental e o
orgulho com a intenção de compra de alimentos orgânicos. Para que essa esse objetivo fosse
alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma
amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey
online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 212 respondentes e utilizou a
Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam
que a intenção de consumir alimentos orgânicos é influenciada direta e positivamente pelo
ativismo ambiental e orgulho. Já a generatividade não mostrou influencia direta e positiva
com a intenção de consumir alimentos orgânicos, porém teve um papel de influência sobre o
ativismo ambiental e o orgulho. Ademais, esse estudo suscita contribuições científicas e
práticas. No que se refere às contribuições científicas, conclui-se que o presente estudo traz
um contexto inédito no que se refere à intenção de compra de alimentos orgânicos,
contribuindo, assim, para o avanço das pesquisas relacionadas à temática de consumo
sustentável e o comportamento do consumidor. Em relação às contribuições práticas, os
produtores e empresas poderão utilizar essas informações aqui contidas para fundamentar suas
estratégias de marketing perante a temática, com a oportunidade de melhorarem o seu
posicionamento, ganharem vantagem competitiva e lucratividade. Além disso, este estudo
pode acarretar em políticas publicas de incentivo a este tipo de produção agrícola.