Banca de DEFESA: PATRICIA DE OLIVEIRA CAMPOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRICIA DE OLIVEIRA CAMPOS
DATA : 18/03/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet - G Suite
TÍTULO:

MUITO ALÉM DE UMA AVENTURA: análise dos antecedentes da compra por impulso em mercados de segunda mão


PALAVRAS-CHAVES:

Compra por impulso. Consumidor bricoleur. Caça ao tesouro. Serendipidade. Mercados de segunda mão.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

Embora os mercados de segunda mão tenham ganhado visibilidade na academia como um canal de compra que impulsiona o consumo sustentável, alguns pesquisadores questionam esse pressuposto ao sugerir que esse contexto favorece compras impulsivas. Esta pesquisa contribui para esse debate ao desenvolver um modelo analítico para explorar os motivos pelos quais compras por impulso ocorrem nesses mercados. Baseando-se na perspectiva de que traços do consumidor e fatores situacionais são os mais promissores para explicar compras por impulso, analisa-se as relações entre consumidores com características de bricoleur, o comportamento de caça ao tesouro, a experiência de serendipidade e a compra por impulso em mercados de segunda mão. Por extensão, considera-se a influência de variáveis sociodemográficas e do cenário pandêmico nas relações entre os construtos. Para testar tais relações, uma survey on-line reuniu dados de 775 consumidores válidos, sendo 584 mulheres e 191 homens com a média de idade de 32 anos (DP = 10,05 anos). Testou-se empiricamente o modelo proposto usando modelagem de equações estruturais, incluindo análise multigrupos. Em resumo, os principais resultados revelam que a caça ao tesouro influencia compras impulsivas. Além disso, a experiência de serendipidade é um fator determinante para os consumidores que não alteraram a frequência de compras durante a pandemia do coronavírus. De forma surpreendente, identificou-se que os consumidores bricoleurs não estão propensos a compras impulsivas; contudo, eles estão relacionados à caça ao tesouro e à serendipidade. Teoricamente, esta pesquisa contribui para avançar o desenvolvimento da compra por impulso em mercados de segunda mão e para consolidar a serendipidade e o consumidor bricoleur no campo do comportamento do consumidor. Do ponto de vista gerencial, implicações práticas são sugeridas, como reuniões de troca, para reduzir os resultados adversos da compra por impulso. Além disso, sugere-se estratégias de marketing comunicacional, como a promoção da experiência de serendipidade. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - KAVITA MIADAIRA HAMZA
Presidente - 1639834 - MARCONI FREITAS DA COSTA
Externo à Instituição - SAMUEL LINCOLN BEZERRA LINS
Externa à Instituição - SOLANGE ALFINITO
Notícia cadastrada em: 16/03/2022 12:05
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