Banca de DEFESA: ELINE MORAIS PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELINE MORAIS PINHEIRO
DATA : 26/11/2021
HORA: 10:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

CONSUMO CONSCIENTE, AUTOCONSCIÊNCIA, AUTORREALIZAÇÃO E MINIMALISMO NO CONSUMO SUSTENTÁVEL DE MÓVEIS RESIDENCIAIS. 


PALAVRAS-CHAVES:

Consumo Sustentável. Minimalismo. Consumo Consciente. Autorrealização. Autoconsciência.


PÁGINAS: 138
RESUMO:

Esse estudo buscou investigar a influência da intenção de consumo consciente,
autoconsciência, autorrealização e minimalismo sobre o consumo sustentável
de móveis residenciais no contexto brasileiro. Para que esse objetivo fosse
alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo,
utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados
realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A
amostra obteve 300 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações
Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que o
consumo sustentável de móveis é influenciado pelo estilo de vida minimalista e
pela intenção de consumo consciente. Adicionalmente, destaca-se o papel de
influência da intenção de consumo consciente e autoconsciência na adoção do
estilo de vida minimalista. Dentre os resultados alcançados, considera-se a
principal descoberta desta pesquisa foi que o minimalismo influencia
positivamente o consumo sustentável de móveis, evidenciando que o modo de
entender e praticar o consumo vêm sendo repensados, e que a
sustentabilidade pode ser potencializada com práticas cotidianas que priorizam
a qualidade de vida, bem-estar, e autoconhecimento, além de demonstrar que
a intenção de consumo consciente e autoconsciência dos indivíduos
contribuem para mudanças significativas nos seus modos de viver e consumir.
Ademais, esse estudo suscita contribuições teóricas e práticas. No que se
refere às contribuições teóricas, constata-se que o estudo se apresenta como
inédito à medida que correlaciona, com foco na sustentabilidade, teorias
advindas do campo da psicologia e temas ainda pouco explorados dentro da
área de marketing e consumo, a exemplo do minimalismo. Sendo assim, a
pesquisa corrobora com a ampliação dos conhecimentos sobre novos modos
de vida e consumo, e contribui para a expansão da literatura e o avanço das
pesquisas sobre sustentabilidade. Em relação as contribuições práticas, as
empresas poderão utilizar essas informações para adaptação de seus
programas de produção e marketing, englobando processos pró-ambientais de
design e desenvolvimento de produtos, com a oportunidade de melhorarem seu
posicionamento, ganharem vantagem competitiva e lucratividade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDVAN CRUZ AGUIAR
Interno - 1639834 - MARCONI FREITAS DA COSTA
Interna - 1361593 - MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
Notícia cadastrada em: 25/11/2021 16:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05