Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELLE DE MELO SIQUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GISELLE DE MELO SIQUEIRA
DATA : 28/10/2021
LOCAL: GOOGLE MEET
A CAPACIDADE DE INOVAÇÃO DOS MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS DO MUNICÍPIO DE ARCOVERDE: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE GESTÃO E COMERCIALIZAÇÃO PARA UM DESEMPENHO INOVADOR

Micro e pequenas empresa; Inovação, Gestão e Comercialização.

A atual pesquisa se justifica porque o contexto de inovação que prevaleceu durante muitos anos na teoria econômica tradicional tem como foco o contexto das indústrias manufatureiras, empresas de base tecnológica e da agricultura avançada, enquanto as demais atividades mantiveram sua posição inferior. Frequentemente, são abordagens que consideram os serviços, e demais setores como adotantes de inovações tecnológicas criadas pela indústria manufatureira através de Pesquisa e Desenvolvimentos (P&D) internos. O senso que se tem construído é que o comércio, serviços e outras atividades continuam sendo setores que produzem poucas inovações em seu próprio meio e, dessa maneira, permanecem com desempenho inferior na geração de valor agregado. Entretanto, essa visão tem se demonstrado cada vez mais limitada, principalmente quando colocado sob a lente das realidades socioeconômicas menos privilegiadas em investimento e recursos, ou quando se analisa micro e pequenas empresas situadas em regiões periféricas. Dessa forma, a pesquisa busca utilizar um modelo que se adeque para a mensuração das inovações em Micro e Pequenas Empresas, para isso se abordará o modelo das Capacidades de Inovação. O modelo defende a inovação como o resultado das quatro capacidades organizacionais, ou seja, o resultado de atividades que, em vez de se agruparem em uma área, setor ou função, estende-se por toda a organização. Nessa lógica, toda empresa é composta por quatro funções básicas: desenvolvimento, operações, gestão e comercialização. Porém, em vez de focar nas capacidades tecnológicas e operacionais para o desenvolvimento das capacidades de inovação típicas das grandes corporações, se fará um recorte de pesquisa cujo foco será identificar os recursos relevantes que auxiliam no desenvolvimento gerencial e comercial nas MPEs para o estudo das capacidades de inovação. Para o desenvolvimento da pesquisa foi escolhido o município de Arcoverde, conhecida popularmente como portal do Sertão, devido a sua posição geográfica de estar entre cidades do Agreste e Sertão. Atualmente, em sua maioria, suas atividades são voltadas para as atividades de serviço e comércio, e compostas por micro e pequenas empresas.

Interno - 1780109 - ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
Externo ao Programa - 2807573 - JOSE ROBERTO FERREIRA GUERRA
Interno - 3890814 - NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
Notícia cadastrada em: 25/10/2021 11:39