Banca de DEFESA: JOÃO VICTOR SALES DA NOBREGA

DISCENTE : JOÃO VICTOR SALES DA NOBREGA
DATA : 24/09/2021
LOCAL: GOOGLE MEET

GESTÃO DE PROJETOS EM ORGANIZAÇÕES DE PESQUISA TECNOLÓGICA: uma análise dos fatores críticos de sucesso e riscos em gerenciamento de projetos de P&D

Fatores críticos de sucesso. Gerenciamento de projetos. Gerenciamento de riscos. Instituto de Tecnologia. P&D.

O objetivo deste trabalho é analisar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) que influenciam no gerenciamento de projetos dentro de organizações de P&D, além de contribuir com a área de gerenciamento de riscos de projetos de inovação, com ênfase na identificação, mensuração e identificação dos riscos que mais acometem duas unidades de um Instituto de Pesquisa utilizado como caso de estudo. O referencial teórico foi construído a partir de conceitos referentes aos FCS e de Gestão de Riscos encontrados na literatura. Foram empregadas entrevistas semiestruturadas com os gerentes, líderes e analistas de projetos do Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM) que trabalham com P&D. Como instrumentos para condução das entrevistas, foram criados/utilizados formulários. Com base nos resultados obtidos constatou-se que os FCS não são uma categoria universal, devendo, portanto, serem geridos de acordo com cada realidade organizacional. O Instituto de P&D estudado possui um diversificado portfólio de projetos, cujo sucesso vem em função do cumprimento dos atributos como liderança, comunicação com os envolvidos, gestão de pessoas que equilibra competências e uma atenção a aspectos processuais, de modo a atender cada etapa do processo de gestão de projetos. Também foi possível identificar os riscos presentes nos projetos do Instituto através da construção de matrizes de risco e da análise das variáveis de maneira separada. Portanto, obteve-se que os riscos mais significativos nos projetos de inovação do Instituto foram os riscos eventual/imprevisto e econômico, e, com média significância, os riscos de compensação, competitivo, financeiro externo e marcas registradas. Sendo assim, o estudo evidencia o efeito dos riscos sobre institutos de P&D como um todo ao encontrar os principais riscos. Além disso, o estudo apontou que, apesar da existência de riscos, graças a uma constante gestão de riscos, o Instituto analisado consegue manter a sustentabilidade do seu negócio e dos seus investimentos em inovação.

Interno - 2226467 - CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
Externo à Instituição - JOAO PINTO CABRAL NETO
Externo ao Programa - 2525191 - MARCOS ROBERTO GOIS DE OLIVEIRA MACEDO
Interno - 3890814 - NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES