Banca de DEFESA: SHEILA CRISTINA SILVA DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SHEILA CRISTINA SILVA DE MELO
DATA : 02/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: ccsa
TÍTULO:

RESULTADOS DO EIXO ATENÇÃO À SAÚDE DO PLANO VIVER SEM LIMITE: UMA AVALIAÇÃO FOCADA NAS AÇÕES DESTINADAS À PROMOÇÃO DA SAÚDE AUDITIVA (2012 A 2019)


PALAVRAS-CHAVES:

Deficiência auditiva. Plano viver sem limite. Avaliação.


PÁGINAS: 104
RESUMO:

A deficiência auditiva é o terceiro tipo de deficiência mais prevalente no Brasil. No País, o Plano Viver sem Limite (PVSL) é a mais relevante política pública voltada à inclusão social das pessoas com deficiência (PcD). Ele foi dividido em quatro eixos estratégicos, dentre eles, o de atenção à saúde (EAS). O objetivo do estudo foi avaliar o EAS-PVSL, especialmente em relação aos resultados das ações destinadas à promoção da saúde auditiva, implementadas no período de 2012 a 2019. Adicionalmente, identificar os critérios mais utilizados para o diagnóstico da deficiência auditiva na literatura científica. Realizou-se uma avaliação ex-post, do tipo avaliação de resultados do EAS-PVSL, e uma revisão de escopo da literatura científica. Verificou-se que os gastos com o EAS-PVSL sofreram reduções significativas a partir de 2017 e que parte das metas físicas previstas para serem atingidas até 2014 não foram alcançadas. Quanto ao diagnóstico da perda auditiva, observou-se que não há consenso na literatura sobre qual é o melhor critério a ser utilizado, embora haja predominância de um deles, que não é o previsto na legislação brasileira. Conclui-se que houve ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde voltada às PcD com a implementação do EAS-PVSL, mas que os avanços obtidos ficaram aquém do planejado. Ademais, que o programa sofre um preocupante processo de esvaziamento progressivo, considerando que nenhuma outra iniciativa foi implantada em seu lugar.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CLÁUDIA FIGUEIRÓ
Externa ao Programa - 2321137 - MARIA LUIZA LOPES TIMOTEO DE LIMA
Interna - 1645903 - ROBERTA DE MORAES ROCHA
Notícia cadastrada em: 26/08/2021 17:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07