Banca de QUALIFICAÇÃO: AUDICLERE DE SOUSA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AUDICLERE DE SOUSA SILVA
DATA : 24/05/2023
LOCAL: Pós-Graduação em Saúde Translacional
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA AUTOCOLETA NO RASTREIO E DETECÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO


PALAVRAS-CHAVES:

Câncer de colo, HPV-DNA, Autocoleta.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O exame de prevenção de câncer de colo uterino é realizado através do método convencional, chamado Exame de Papanicolaou, no qual a coleta é realizada pelo ginecologista no consultório. Este exame tem o inconveniente de ser constrangedor para as pacientes. Estamos propondo a realização de um exame, cuja coleta será realizada pela própria paciente (autocoleta) em seu domicílio, dessa forma evitando o constrangimento. O objetivo do presente estudo é detectar a presença do HPV, que é o causador do câncer do colo uterino. Além de comparar o resultado do método convencional, no qual o médico faz a coleta, com o material obtido pelo exame coletado pela paciente (autocoleta).

Melhorar essas metodologias visando facilitar o maior acesso à população, considerando um maior intervalo de tempo necessário para novos atendimentos, é o alvo deste projeto, quando se propõe utilizar a autocoleta associada a testes moleculares. Esta combinação poderá diminuir os problemas que dificultam a implementação dos programas de rastreio, bem como a segurança em triar as mulheres com limitações físicas, doentes e idosas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1212831 - BRUNO MENDES TENORIO - nullInterno - 3617065 - MARIO RIBEIRO DE MELO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 28/04/2023 15:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06